header top bar

section content

VÍDEO/FOTOS: Audiência pública lota Câmara de Ipaumirim para debater o impacto da reforma da Previdência

O debate foi proposto pelas vereadoras da Câmara Municipal Luciene Dias (MDB) e Josalba Alencar (PSD) e apoiado por dois sindicatos protagonistas: o dos Servidores Públicos Municipais e o dos Trabalhadores Rurais.

Por José Dias Neto

13/04/2019 às 18h23

Nesta sexta-feira(12) a Câmara Municipal de Ipaumirim-CE realizou uma audiência pública para debater os efeitos de uma eventual aprovação da proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo federal ao Congresso e que causa medo em grande parte da população.

De um lado quem planeja se aposentar, do outro quem já está aposentado e se preocupa com o futuro. Crianças, jovens, adultos e idosos foram até o parlamento municipal cearense para compreender o que a reforma vai mudar na vida de cada brasileiro.

VEJA TAMBÉM: 

  • VÍDEO: “IPAM está quebrado e aposentados terão que se preocupar”, diz vereador; reserva é de 725 mil

População lotou a Câmara Municipal de Ipaumim no Ceará para debater a reforma da Previdência.

O debate foi proposto pelas vereadoras da Câmara Municipal Luciene Dias (MDB) e Josalba Alencar (PSD) e apoiado por dois sindicatos protagonistas: o dos Servidores Públicos Municipais e o dos Trabalhadores Rurais.

Liciene Dias (MDB) disse que o debate proporcionou à população o mínimo de entendimento sobre a proposto do governo de reformar a Previdência.

“Se a reforma vem para beneficiar a todos ela é bem vinda, agora se vem para prejudicar principalmente os menos favorecidos nós não temos de forma alguma como ser a favor”, disse a vereadora.

Já a vereadora, Josalba Alencar (PSD) disse que o Poder Legislativo de Ipaumirim quis oferecer aos movimentos sociais e a população em geral detalhes sobre a reforma da Previdência.

Vereador Jacaré ao lado da vereadora Josalba Alencar durante a audiência pública.

“A reforma vai atingir o Brasil como um todo, e nós seremos atingidos, principalmente o nosso comércio e nossos agricultores”, pontuou.

O agricultor Francisco da Silva, mais conhecido como Chico Biluca, disse que está preocupado com a possibilidade da Reforma ser aprovada em Brasília-DF.

VEJA TAMBÉM:

“Com essa reforma do Bolsonaro o mais atingido serão os pequenos agricultores. Essa reforma veio para acabar de matar os agricultores. Nós já não temos nada, e agora querem acabar com os restos dos direitos que a gente tem, como a aposentadoria rural, não concordo com o governo e acho a reforma um fracasso”, disse.

Dois temas atuais foram debatidos na audiência, primeiro a presidente do SINSERMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipaumirim-CE) apresentou a ‘Importância da atuação dos sindicatos e a atual conjuntura do movimento sindical no Brasil’.

“Agora mais do que nunca os movimentos sindicatos devem se fortalecer. Este governo é preparado e precisamos se preparar para um enfrentamento com conhecimento. Todos os trabalhadores devem se unir para não terem direitos conquistados retirados pelo governo”, disse Terezinha.

O advogado Dr. Valdecy da Costa Alves falou sobre o ‘Impacto da reforma da Previdência na vida do trabalhador brasileiro’.

Dr. Waldecy Costa Alves durante palestra sobre o impacto da reforma da Previdência.

”Minha opinião como advogado é que essa reforma foi colocada de uma maneira não muito clara, de forma desonesta, não há nenhum estudo que demonstra déficit  e pelo que sei não há nenhum déficit, na verdade essa reforma tira direitos dos pequenos, dos trabalhadores”, disse o renomado advogado cearense.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipaumirim-CE lamentou a ausência dos agricultores na audiência pública.

Antônio Maria pediu que os agricultores busquem informações oficiais sobre a reforma da Previdência e deixem de se enganar com a propagando de Bolsonaro.

“Nossos agricultores estão sendo enganados pela propaganda do governo. Quero deixar um recado para o homem do campo, não acreditem nas redes sociais, procurem um sindicato para saber da informação verdadeira, essa reforma prejudica todos nós”, disse o presidente do STRI.

VEJA TODOS AS FOTOS

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: