Drogas e celulares são apreendidos durante operação em presídio do Sertão paraibano
Em Patos, as ações foram iniciadas na noite de sexta-feira (16), quando agentes plantonistas do Presídio Padrão Romero Nóbrega.
Durante operações realizadas dentro do cronograma de ações da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), foram apreendidos, neste final de semana, drogas e celulares em presídios de Patos e Santa Rita. As operações são desenvolvidas com o apoio da Polícia Militar, por meio do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) e Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope).
Em Patos, as ações foram iniciadas na noite de sexta-feira (16), quando agentes plantonistas do Presídio Padrão Romero Nóbrega, com apoio de agentes do Gpoe e sob o comando do diretor Jardson Bezerra, desencadearam a operação. Após investigações desenvolvidas na unidade penal, informações da Gerência de Inteligência da Seap indicaram a cela 13 como alvo, onde foram encontrados dois celulares, 39 pacotes de maconha, uma porção de maconha prensada de aproximadamente 150g, 104 pedras de crack, 14 papelotes e 100g de cocaína. Sete presos foram conduzidos à Delegacia de Patos, onde foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes.
De acordo com as informações obtidas com os presos autuados em flagrante, a droga entrou na unidade prisional através de visitas. Os agentes encontraram parte dos entorpecentes envolvidos em preservativos. A gerência do sistema penitenciário determinou a abertura de uma sindicância para apurar a responsabilidade dos apenados.
“Estas operações seguem um cronograma já fixado pela Seap, tendo a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe) a atribuição de coordenar os trabalhos, que são imprescindíveis para a manutenção da disciplina prisional e localização de objetos ilícitos como celulares, drogas e espetos”, disse o gerente do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho.
Em Santa Rita, as ações do sábado (17) tiveram como foco o Presídio Padrão. Foram utilizados 46 homens, entre integrantes do Gpoe, Bope e agentes plantonistas, sob o comando da diretora Edna Veloso. A operação foi acompanhada pelo comandante do Bope na Paraíba, major Bisneto e pelo assistente técnico da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário, major Alberto.
A ação teve um caráter preventivo, especialmente em face de informações da Gerência de Inteligência da Seap, dando conta da possível presença de serras em uma das celas, o que não foi constatado. Foram apreendidos oito celulares e quatro espetos, além de dois pacotinhos de maconha.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Washington França, disse que as operações integradas são uma recomendação do governador Ricardo Coutinho, com vistas a minimizar possíveis tensões nas unidades prisionais e assegurar que as visitas possam acontecer sem riscos aos visitantes.
Da Secom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário