header top bar

section content

Governo Federal antecipa pagamento do PIS e PASEP em todo o país. Saiba como receber!

Trabalhadores como empregadas domésticas ou jardineiros, contratados por pessoas físicas, estão de fora.

Por

15/07/2014 às 17h02

Governo paga Pis e Pasep aos trabalhadores

O governo deve pagar este ano quase R$ 17 bilhões em abono para os trabalhadores. O benefício é pago todo ano e funciona como um 14º salário. O valor atual é de R$ 724. Tem direito a receber o abono o trabalhador com pelo menos cinco anos de cadastro no PIS/ PASEP, que tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano passado com carteira assinada ou por nomeação no serviço público e que tenha recebido em média até dois salários mínimos por mês.

No caso do PIS, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal e do PASEP pelo Banco do Brasil. Trabalhador que tem o Cartão Cidadão pode sacar o dinheiro nas lotéricas.

Hoje é o primeiro dia de pagamento do abono e de acordo com o cronograma, até outubro a maioria das pessoas já deve receber o dinheiro. Mas o prazo final vai até junho do ano que vem.

No ano passado 1,1 milhão de trabalhadores que tinham direito ao abono se esqueceram de retirar o dinheiro. Para saber se você está na lista basta procurar um dos bancos oficiais.

Os dados do trabalhador precisam estar sempre atualizados. O diretor de Emprego e Sálario do Ministério do Trabalho, Rodolfo Péres Torelly, explica que só vai receber o abono quem foi contratado por empresas ou pelo governo. “Todo trabalhador de pessoa física que não tenha CNPJ, que não contribua com PIS/PASEP não tem direito ao abono salarial”.

Trabalhadores como empregadas domésticas ou jardineiros, contratados por pessoas físicas, estão de fora.

Quem tem direito ao abono precisa procurar o banco levando um documento de identificação com foto, de preferência e a carteira de trabalho com o número do PIS ou do PASEP.

Para consultar o PASEP, basta ligar para os números 4004-0001, 0800-729-0001 ou 0800-729-0088 (para pessoas com deficiência). Para consultar o PIS, basta ligar no número 0800-726-0207.

DIÁRIO DO SERTÃO com Jornal Hoje

Tags:

Recomendado para você pelo google

PARAOLÍMPICOS

VÍDEO: Curso em Cajazeiras ajuda professores de Educação Física a trabalharem com alunos com deficiência

EMPRESA INVESTIGADA

VÍDEO: Após inquérito do MPPB, prefeito José Aldemir responde se ainda vai ter concurso em Cajazeiras

20ª EDIÇÃO DO EVENTO

VÍDEO: Com Felipão, Eduarda Brasil e muito mais, Cavalgada e Festa de Marimbas leva multidão a Cachoeira

DA CÂMARA AO INSS

VÍDEO: Grupo prepara manifestação pública nesta sexta, em Cajazeiras, contra a reforma da Previdência