header top bar

section content

Homem que tem mais de 50 filhos com a mulher, a cunhada e a sogra é destaque no Fantástico da Rede Globo

Aos 56 anos, o homem ficou viúvo da primeira mulher, mas já tinha 17 filhos. Seu Luiz se casou, então, com Maria Francisca e também teve 17 filhos com ela.

Por

26/09/2011 às 19h43

O sertanejo Luiz Costa de Oliveira, de 90 anos de idade, morador do Rio Grande do Norte tem três mulheres e 50 filhos. Ele virou até personagem de literatura de cordel. “Mulher foi a coisa mais bem feita que Deus deixou no mundo. Foi a mulher”, disse.

Aos 56 anos, o homem ficou viúvo da primeira mulher, mas já tinha 17 filhos. Seu Luiz se casou, então, com Maria Francisca. Ela tinha 16 anos quando teve o primeiro filho.

Maria Francisca deu mais 17 filhos ao sertanejo. É aí que a história começa a ficar diferente de tantas outras. Durante os períodos de gravidez de Maria Francisca, a irmã dela, Ozelita, foi viver na mesma casa para ajudar a cuidar das crianças. Ozelita não resistiu aos encantos do Seu Luiz e teve 15 filhos com ele. Depois, ele ainda teve mais um filho, desta vez com a sogra.

A sogra
Dona Francisca Maria, sogra de Seu Luiz, tinha chegado para ajudar as filhas Maria Francisca e Ozelita. Na casa sem luz elétrica nem camas, também foi levada para a rede do sertanejo.

Os filhos
O filho de Seu Luiz com a sogra é Dimas, que ainda recebe todo o carinho da mãe. “Sou filho da sogra e tio dos meninos”, comenta.

Antonio, um dos 50 filhos, fala do pai e como ele via a relação dele com a mãe, a tia e a avó. “A gente não tinha culpa do que tinha acontecido. Então, tinha que aceitar isso mesmo”, contou.

A filha mais nova de Seu Luiz Costa de Oliveira tem 14 anos de idade. Quando ela nasceu, ele já tinha 76. Foram 49 partos normais, em casa, com ajuda de parteiras. Apenas um, o último, foi cesariana.

Convivência
A alimentação da grande família era à base de feijão, batata e macaxeira. Tudo colhido nas roças do sítio, onde os filhos acompanhavam o pai no trabalho, a partir dos 10 anos de idade. “Graças a Deus, nós fomos criados, as duas famílias, em uma casa só. Não somos desunidos, ninguém brigava. O que o velho dissesse era o que era. A palavra dele valia por tudo”, comentou Antonio.

Agora, encostado na porta da casa, Seu Luiz faz mais uma revelação: a conta não para nos 50 filhos. “Aí por fora, tenho mais”, afirma.

Seu Luiz fica irritado quando perguntado como ele conseguia levar tantas mulheres para a rede. “Eu não fiz nada. Eu peço, dá se quiser. Se não quiser, não dê”, declarou.

“Isso ainda são raízes do coronelismo ou da própria cultura, infelizmente, a cultura do machismo”, avalia o historiador Júnior Liberato.

Netos
Ao todo, 20 dos 50 filhos oficiais morreram. Os 30 sobreviventes deram mais de 100 netos a Seu Luiz e suas mulheres. Nem contando nos dedos eles sabem o número exato de netos.

Parte da família de Luiz Costa de Oliveira ainda vive na cidade de Campo Grande, que tem menos de dez mil habitantes. Os filhos e netos sempre visitam o patriarca. A fila é para tomar a benção ao sultão sertanejo. A história dele já é cantada em verso e prosa na região: “É o sultão sertanejo / Que nunca saiu do mapa / Fez carinho em mulher bonita e criou filho com garapa / Tem mais de 50 filhos e nem a sogra escapa”.

Veja vídeo da Rede Globo

DIÁRIO DO SERTÃO com o Fantástico da Rede Globo
 

Tags:
Recomendado pelo Google: