header top bar

section content

VÍDEO: Atleta paralímpico que acendeu pira olímpica em 2016 fala da emoção e superação

Clodoaldo soube de sua participação na abertura mais de um mês antes do evento, mas precisou guardar segredo. “Foi a parte mais difícil”, contou.

Por Redação Diário

15/10/2020 às 16h48

Um dos maiores atletas paralímpicos do Brasil, Clodoaldo Silva foi responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura do evento que aconteceu no Rio de Janeiro em 2016 e participou do programa ‘Balanço Diário’ da TV Diário do Sertão, onde descreveu a experiência.

“Eu estava fazendo meu cuscuz com café e recebo a ligação do então presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, quando ele me contou que eu fui escolhido por unanimidade para acender a pira dos jogos”, relembrou o atleta.

Clodoaldo soube de sua participação na abertura mais de um mês antes do evento, mas precisou guardar segredo. “Foi a parte mais difícil”, contou.

Mesmo alegando não saber colocar em palavras a sensação de participar de um momento histórico e exibido para todo o mundo, o atleta tentou falar sobre como aconteceu. “Foi um momento fantástico, uma mistura de sentimentos e passou uma linda mensagem, que pode haver degraus, mas se houver rampas, todo mundo chega no mesmo lugar. Uma mensagem de acessibilidade, inclusão”, ressaltou.

Conhecido como ‘Tubarão das Piscinas’, Clodoaldo tem 13 medalhas paralímpicas, sendo seis ouros. Ele se aposentou em 2016, logo após os Jogos do Rio, quando foi escolhido para acender a Pira Paralímpica. Hoje, sua agenda de palestras é intensa e um dos seus objetivos é reativar, o quanto antes, o Instituto Clodoaldo Silva para poder criar projetos próprios de educação, inclusão, esporte e acessibilidade.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: