SAMU de Cajazeiras descumpre determinação federal e libera ocorrências sem enfermeiro na ambulância. Veja!
O coordenador disse que dois enfermeiros do Samu recentemente foram aprovados em um concurso federal e tiveram que pedir exoneração do cargo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Cajazeiras está liberando as ambulâncias sem a presença do enfermeiro. Informações repassadas por funcionários do órgão aponta que apenas o técnico de enfermagem e o condutor estão saindo nas viaturas.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), publicou no mês de setembro a resolução nº 487/2015 que veda ações para técnicos de enfermagem durante ocorrências sem a presença do enfermeiro. A nova determinação também deve aplicada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Se o auxiliar de enfermagem ou técnico for pego pelo COREN realizando atendimento sozinho na ambulância ele será punido, e se o paciente morrer, ele vai perder o diploma. O técnico de enfermagem só deve sair na ambulância com a presença do enfermeiro”, disse o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN), Ronaldo Miguel.
Leia também:
Técnicos do Samu podem perder o diploma se realizarem atendimento sem o enfermeiro. Veja
Outro lado
Em contato com a reportagem do Diário do Sertão, o coordenador de Enfermagem do Samu de Cajazeiras, Thárcio Ruston afirmou que dois enfermeiros do Samu recentemente foram aprovados em um concurso federal e tiveram que pedir exoneração do cargo. Com a saída dos profissionais de enfermagem, realmente os técnicos estavam saindo apenas com o condutor para as ocorrências.
“Estávamos com oito enfermeiros, porém, dois deles pediram exoneração do cargo e o município não pode contratar nem de forma temporária e para fechar a escala vamos ter que dobrar a escala dos seis enfermeiros para evitar que o técnico saia apenas com o condutor para as ocorrências”, disse Thárcio.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário