header top bar

section content

VÍDEO: Novo decreto de Ipaumirim-CE com ‘lockdown’ revolta empresários da cidade; confira entrevistas

Conforme o documento, as exigências serão válidas até o próximo domingo (06). Segundo as normas, haverá 'lockdown' como medidas mais duras no enfrentamento ao novo coronavírus..

Por Luiz Adriano

01/06/2021 às 19h02 • atualizado em 01/06/2021 às 19h12

A prefeitura de Ipaumirim, na região do Centro-Sul cearense, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, emitiu um decreto em virtude do aumento expressivo de casos de covid 19. A validade do documento teve início nesta terça-feira (01) e as exigências serão válidas até o próximo domingo (06). Segundo as normas, haverá ‘lockdown’ como medidas mais duras no enfrentamento ao novo coronavírus.

Além do fechamento total, também está proibida a venda de bebidas alcoólicas e os comércios só poderão funcionar por meio de delivery.

A TV Sul Cariri, afiliada da TV Diário do Sertão, foi até às ruas e conversou com vários comerciantes que se mostraram indignados e insatisfeitos com a situação. A maioria deles entende que o prefeito poderia ter usado de outras maneiras para evitar as aglomerações no município.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Vereador de Ipaumirim diz que a melhor forma de controlar avanço da Covid é fazer exames em massa

O novo decreto em Ipaumirim impôs ‘lockdown’ e revoltou os comerciantes do município. (Foto: TV Sul Cariri).

BARREIRAS SANITÁRIAS

A Sra Nayle Nery, que é proprietária de uma farmácia na cidade, disse que o gestor deveria ter pensado melhor, pois os comerciantes precisam cumprir com suas obrigações. Ela citou que barreiras sanitárias seria uma sugestão para conter o vírus no município. “Eu acho que devia ter uma barreira sanitária para não deixar sair de jeito nenhum, fazer como muitas cidades estão fazendo. Em Ipaumirim nós estamos nos prejudicando por causa disso. Como é que vamos pagar nossos boletos? Numa crise dessa, que temos nossos boletos para pagar, funcionários para pagar. O prefeito tem que ter outra maneira e olhar os comerciantes, colocar fiscal nas ruas e fiscalizar esse pessoal que estão positivados”, indagou a empresária.

Na cidade, até os supermercados estão de portas fechadas. As lanchonetes, só estão funcionando através de delivery.

“TRISTEZA MUITO GRANDE”

A empresária Zélia Modas falou do sentimento de tristeza ao ver os comércios totalmente fechados. “Mais uma vez a gente tá passando por esse momento, momento este que a gente nunca teve, porque da outra vez que a gente fechou, os outros comércios, os essenciais, estavam abertos. A gente via pelo ao menos gente, e hoje quando eu cheguei aqui, me deparei… e me deu uma tristeza muito grande”, disse.

FISCALIZAÇÃO

Rafael Barros é proprietário de um açougue. Ele, assim como os demais, está indignado e acrescentou que o município não estava fiscalizando de forma correta e agora, com o novo decreto tem havido fiscalização para que haja cumprimento às normas estabelecidas. “A gente tá enfrentando uma dificuldade muito grande, a gente nunca tinha passado por isso… eu acho que essa medida que foi tomada pela prefeitura não era o certo, porque tinha várias saídas, tinha barreiras sanitárias que era para ter sido montadas, fiscalização que era para ter e não tava tendo. Agora tem fiscalização, mas era para ter fiscalização antes”, argumentou.

Vários outros empresários também manifestaram sua opinião. Assista o vídeo no topo do texto e veja a fala de cada um.

Confira a resolução do decreto municipal:

DECRETO Nº 046

FOTOS

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: