header top bar

section content

VÍDEO: Especialista fala da importância da fisioterapia na recuperação de pacientes acometidos de Covid

Emanuely explicou que a fisioterapia pode ajudar nos casos de insuficiência respiratória grave e também sistêmica decorrentes da Covid-19

Por Caliel Conradho

27/01/2022 às 17h38

No quadro Saúde e Bem-Estar que é exibido no programa Diário News da TV Diário do Sertão, a fisioterapeuta Emanuely Rolim falou sobre a importância da fisioterapia frente à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Emanuely explicou que a fisioterapia pode ajudar nos casos de insuficiência respiratória grave e também sistêmica decorrentes da Covid-19.

Casos de pacientes com pneumonia, dispnéia, dificuldades respiratórias, febre e taquicardia precisam do acompanhamento de um fisioterapeuta que ofereça um suporte ventilatório através de técnicas de desobstrução brônquica, expansão pulmonar e reabilitação das funções respiratórias e neurológica.

A fisioterapeuta aconselha que, acima de tudo, é preciso desenvolver bons hábitos de vida, tais como, uma boa alimentar, a prática de exercícios físicos contínuos e até os bons hábitos de sono geralmente levam a um aumento da imunidade do paciente.

Na entrevista, ela explica a diferença entre atividade física e exercício físico.

A atividade física é toda e qualquer atividade baseada no movimento do corpo e em gasto de energia, como andar, subir escadas, limpar a casa, etc.

Já os exercícios físicos são as atividades físicas que passam por um planejamento, repetição e regras bem definidas.

VEJA TAMBÉM

Pfizer antecipa entrega de doses da vacina pediátrica contra covid-19

Dentre os principais procedimentos fisioterapêutico para tratar os pacientes acometidos de Covid-19 no ambiente hospitalar, Emanuely Rolim cita:

– Técnicas de mobilização e posicionamento

– Dinâmica da ventilação mecânica

– Manobras manuais de reexpansão para abrir os pulmões

– Manobras específicas para facilitar a liberação de secreções dos pulmões, auxiliando no funcionamento do órgão.

A fisioterapeuta e professora da Faculdade Santa Maria acrescenta que a reabilitação pós Covid pode ser feita em casa com a função de restaurar a funcionalidade do paciente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: