header top bar

section content

VÍDEO: Lula diz que fará ‘revogaço’ dos sigilos de 100 anos decretados por Bolsonaro; conheça alguns

Os sigilos de 100 anos que foram decretados pelo presidente colocaram em segredo denúncias, processos administrativos e investigações contra aliados e filhos

Por Jocivan Pinheiro

30/06/2022 às 16h09 • atualizado em 30/06/2022 às 16h14

Em entrevista à Rádio Educadora AM de Piracicaba-SP, nesta quarta-feira (29), o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, se for eleito presidente novamente, fará um ‘revogaço’ dos sigilos de 100 anos que foram decretados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para colocar em segredo denúncias, processos administrativos e investigações contra aliados e filhos.

“Bolsonaro diz que não tem corrupção, mas decreta sigilo de cem anos para qualquer denúncia contra ele. Nós vamos ter que fazer um decreto fazendo um revogaço desse sigilo que o Bolsonaro está criando para defender seus amigos”, falou Lula.

“Estou mostrando com muito orgulho que foi no governo do PT que a gente apurou corrupção, que no governo do PT não tinha denúncia que não fosse investigada”, disse ainda o ex-presidente.

Casos em que Bolsonaro decretou sigilo de 100 anos

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) decretou sigilo de 100 anos nas reuniões entre o presidente Bolsonaro e pastores que teriam negociado recursos do Ministério da Educação com prefeitos. Depois de manifestação da CGU, acabou divulgando os dados.

O Planalto já recorreu ao mesmo expediente para colocar em segredo um processo administrativo contra o ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde); o cartão de vacinação de Bolsonaro; dados dos crachás de acesso de Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro ao Palácio do Planalto; e matrícula de Laura Bolsonaro, filha mais nova do presidente, no Colégio Militar de Brasília.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: