header top bar

section content

Universidade Federal abre vagas para licenciatura inovadora; Veja como conseguir uma vaga!

O profissional é habilitado a trabalhar em instituições voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico.

Por

01/07/2014 às 16h00

O Estado do Ceará iniciará em breve um curso de bacharelado inovador. A Universidade Federal do Cariri, uma autarquia Federal recentemente criada, deseja empreender e resgatar o acervo da Região, valorizando as estruturas arquitetônicas soerguidas nos séculos passados e a cultura nata de um povo bravo e guerreiro.

A cidade de Icó foi selecionada para sediar a graduação em História, por suas determinantes e sua posição estratégica no interior do Ceará e por ser limítrofe com outros estados. Icó possui e reuni um Patrimônio Histórico do Cariri e do Alto Jaguaribe, mas em alguns casos subaproveitados pela sociedade e entes públicos. Icó tem muito a mostrar e ensinar ao sertão do Nordeste, ao Ceará, a Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

O ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura do Nordeste têm muito a ser consolidada e estruturada no caráter científico, agora não mais numa licenciatura e sim num bacharelado que unirá perspectivas para o futuro sem o distanciamento do tradicional.

Os bacharéis em História se dedicam a prestar assessoria histórica para filmes de época, minisséries, novelas e documentários. Também trabalham em cidades históricas, que atraem muitos turistas. O profissional é habilitado a trabalhar em instituições voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico. Tem crescido no Brasil a procura por historiadores para organizar arquivos pessoais ou empresariais, reconstruir a história de famílias e até mesmo de aconselhar em questões políticas, como a organização de campanhas eleitorais.

Matrículas
O período de matrículas da segunda chamada do SISU para os campi de Icó será até o dias 02 de julho de 2014, no horário de 08:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:30h, salvo alterações de data feitas pelo próprio Ministério da Educação – MEC. O local de realização das matrículas será no Auditório da Reitoria da UFCA em Juazeiro do Norte.
 
A Pró-Reitoria de Ensino, PROEN, informa que o candidato com documentação pendente deverá entregar o(s) documento(s) complementar(es) até o dia 25 de julho de 2014 nas secretarias dos campi de Icó ou no Núcleo de Atenção Acadêmica – NAC, no campus de Juazeiro do Norte para regularizar sua situação.

O candidato com pendência que não apresentar no prazo estipulado a documentação pendente, regularizando sua situação, será definitivamente eliminado do processo seletivo SiSU 2014.2 da UFCA. Para maiores informações, consulte o site do SiSU na UFCA.

Da Assessoria

Tags:

Recomendado para você pelo google

O CAMINHO

VÍDEO: Em Pombal, Frei Gilson declara que a Igreja Católica precisa pregar um catolicismo praticante

PREVISÃO DE METEOROLOGISTA

VÍDEO: Chuvas no Sertão da Paraíba poderão encher barreiros, mas recarga de grandes açudes será pouca

COBRANÇA

VÍDEO: Protesto contra reforma da Previdência em Cajazeiras coloca políticos paraibanos na mira do povo

VÍDEO

XEQUE MATE: Professores e psiquiatra falam sobre a relação entre Família, Escola e Sociedade; Assista!