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Em Sousa, professor de Química facilita aprendizado ao produzir sabões e detergentes em plena sala de aula

O professor tem mostrado que é possível promover uma educação de mudanças e incluir todos os estudantes, inclusive aqueles desmotivados a estudar ou que apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da disciplina

Por Diário do Sertão

09/12/2023 às 11h41 • atualizado em 09/12/2023 às 11h47

Professor Marcos Gomes e alunos - Foto: divulgação

Um professor de Química da Escola Estadual Dr. Thomaz Pirez, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, Marcos Gomes, criou um projeto que produz em sala de aula, sabões e detergentes.

Como todo bom professor, Marcos preza pela relação conteúdo escolar e cotidiano do estudante para um ensino eficiente e que envolva todos os estudantes. Assim tem sido em suas aulas através do projeto “O Ensino de Química e a produção de sabões e detergentes: uma abordagem prática para o aprendizado”.

O professor tem mostrado que é possível promover uma educação de mudanças e incluir todos os estudantes, inclusive aqueles desmotivados a estudar ou que apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da disciplina.

O docente faz uso das atividades experimentais através da produção de sabões e detergentes para focar em temáticas do Ensino de Química com abordagem multidisciplinar e do cotidiano dos estudantes como: ácidos e bases, pH, reações químicas, substâncias e misturas, solubilidade, reaproveitamento de materiais, cálculos estequiométricos, razão e proporção, porcentagem, empreendedorismo, entre outros.

Produção de sabões e detergentes em sala de aula – Foto: divulgação

“Aqui nós produzimos sabões, detergentes, desinfetantes e outros materiais utilizados na limpeza, e o mais importante é que muitos materiais que seriam descartados no lixo são aproveitados na fabricação dos produtos a exemplo do óleo de fritura que ao ser descartado nas pias, poderia causar entupimento e poluição das águas, e as garrafas plásticas que em vez de serem jogadas no lixo, são aproveitadas para armazenamento dos produtos”, explicou o professor.

“A maior parte dos materiais utilizados na produção é alternativo como colher de madeira e baldes plásticos, e todo o processo é manual, o que possibilita maior engajamento dos estudantes”, completou.

O projeto inovador, segundo o professor, ajuda o entendimento dos alunos – Foto: divulgação

“Além de ser uma aula descontraída, nos mostra como a Química está relacionada ao nosso dia a dia e também como podemos usá-la ao nosso favor”, comentou a aluna Eduarda Mamedio, de 17 anos, que acrescentou ainda que aprendeu também outros conceitos não só da Química, mas de matemática e da vida cotidiana.

Vale ressaltar, segundo o professor, que além de aprenderem muitos dos conteúdos escolares nas aulas experimentais, os estudantes também levam parte do material fabricado para uso em casa e outra parte é utilizada na limpeza e higienização da escola.

Conforme o docente, o foco é ensinar as temáticas do Ensino de Química com abordagem multidisciplinar e do cotidiano dos estudantes – Foto: divulgação

Marcos Gomes é licenciado em Química com pós graduação em educação em direitos humanos, neurociência e física da consciência e educação inclusiva e social .

Saiba mais sobre o professor Marcos Gomes em @marcosgomesprof. Clique aqui e acesse o Instagram da Escola Estadual Dr. Thomaz Pirez, em Sousa-PB.

DIÁRIO DO SERTÃO

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