header top bar

section content

VÍDEO: João Pessoa registra 35,58 mm de chuvas em 12h e previsão é de mais precipitações no fim de semana

A previsão segundo o INMET, é de que as chuvas podem ser entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. De acordo com o anúncio, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco

Por Luiz Adriano

17/05/2024 às 16h39 • atualizado em 17/05/2024 às 16h50

João Pessoa e mais 15 municípios litorâneos estão sob alerta de perigo potencial de chuvas que segue até o próximo domingo (19). O aviso foi divulgado na manhã desta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta, foram registrados vários pontos de alagamento em João Pessoa, fato este que deixou o trânsito lento em alguns bairros da cidade.

A previsão segundo o INMET, é de que as chuvas podem ser entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. De acordo com o anúncio, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

As cidades do Litoral paraibano que estão sob alerta são: João Pessoa, Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

O INMET orienta que deve-se evitar o mau tempo, observar alteração nas encostas e se possível desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, o correto, segundo o órgão, é protejer os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Para mais informações, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Na manhã desta sexta-feira (17) foram registrados alguns pontos de alagamentos na Capital – Foto: Secom-JP

DEFESA CIVIL DE JOÃO PESSOA

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, reforça a necessidade da adoção de medidas de segurança em caso de chuvas fortes.

O órgão em João Pessoa funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de ocorrência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp) ou pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança em caso de chuvas fortes – Foto: divulgação – Secom-JP

DADOS DAS ÚLTIMAS HORAS

Em 12h João Pessoa contabilizou uma média de 35,58 milímetros (mm), sendo Manaíra o bairro com maior índice pluviométrico (45 mm).

Apesar do grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo, logo no início da manhã, um dos trechos com acúmulo de água foi registrado entre a Avenida Senador Rui Carneiro e a Avenida Almirante Tamandaré. Mas, rapidamente a água escoou e o fluxo de veículos voltou à normalidade.

Precipitações – A maior precipitação foi registrada no Manaíra, onde choveu 45 mm, seguido do Tambauzinho, com 44 mm, e Altiplano, com 34,8 mm. O menor índice foi no Cuiá, onde choveu 30,2 mm.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: