header top bar

section content

Projeto Inclusão Radical chega a mais cinco praças de João Pessoa

Para se inscrever o pré-requisito básico é ter de 8 a 16 anos, de acordo com Cassiano.

Por

05/09/2011 às 17h03

O Projeto Inclusão Radical, executado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer), vai ampliar o trabalho de inclusão social através da prática esportiva do skate para outras cinco praças da capital. A iniciativa já funciona, desde 2009, na Praça Skate Plaza, no bairro de Manaíra.

Os bairros contemplados com o projeto serão: Bancários (Praça da Paz); Padre Zé (Praça do Padre Zé); Rangel (Praça da Amizade); Mangabeira (Praça do Coqueiral) e Funcionários I (Praça Lauro Wanderley). As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre das 15h às 19h, a partir deste mês de setembro.

Segundo o coordenador do projeto, Cassiano Axé, a PMJP contratou novos professores e comprou materiais como skates, tênis e capacetes, itens essenciais para as aulas. "Durante todo o mês de setembro estaremos fazendo as inscrições de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco nas ruas, para participar do projeto”, explicou.

Para se inscrever o pré-requisito básico é ter de 8 a 16 anos, de acordo com Cassiano. "Num primeiro momento, não é necessário que esses jovens estejam matriculados em escolas do município, mas uma vez inscrito, exigimos a matrícula na escola para a permanência nas aulas de skate”, detalhou.

Até o dia 30 de setembro, os professores estão fazendo um trabalho de captação de crianças e adolescentes em situação de abandono e daquelas de comunidades carentes nas próprias praças. "Durante o horário das aulas estamos fazendo o reconhecimento daqueles que realmente têm o interesse em fazer parte do grupo, pois muitos vêm à primeira vez e não voltam mais. Quando o jovem se mostra interessado e volta depois do primeiro contato, efetuamos a inscrição”, afirmou.

Projeto
O Projeto Inclusão Radical já contempla cerca de 30 meninos e meninas, de comunidades carentes, a maioria do bairro São José, devido à proximidade com a Praça Skate Plaza, no bairro de Manaíra, onde acontecem as aulas.

A iniciativa começou há dois anos através do professor Cassiano Axé, com o apoio da PMJP, e tem como objetivo acompanhar a vida desses jovens ensinando lições de cidadania, cuidados com a saúde e trabalhando a questão da inclusão social através do esporte. "Conseguimos tirar esses meninos da rua e colocamos nas escolas. Nosso objetivo sempre será qualitativo salvando vidas e tirando do descaminho”, refletiu. A partir deste mês de setembro, as aulas acontecerão em outras cinco praças da cidade, de segunda a sexta-feira, sempre das 15h às 19h.

Planos
Para o próximo ano, Cassiano afirmou que o maior objetivo é transformar o projeto em um programa do governo municipal, com o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundec). "Desta forma poderemos contar com um orçamento fixo para compras de materiais, transporte de alunos para campeonatos e para os treinamentos em outros bairros, incentivando cada vez mais o ideal de transformar a vida desses jovens através do esporte”, relatou.

Confira os horários das aulas de Skate, as praças contempladas e os respectivos professores:

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: