Cajazeirense conquista medalha de ouro no campeonato nacional de karate
Catarina Ferreira Pontes, que é filha dos professores cajazeirenses, Gildemar Pontes e Andréa Coutinho foi o grande destaque do campeonato nacional.
A equipe paraibana de Karate, comandada pelo Professor Carlos Gildemar Pontes e pela Professora Maria dos Remédios da Silva Estrela, participou nesse final de semana do XVIII Campeonato Brasileiro de Karate Interestilos, em Jaboatão dos Guararapes, no Estado de Pernambuco.
Foram vinte e três estados participantes, representando o Karate nacional, em um dos Campeonatos mais movimentados promovidos pela Confederação de Karate Interestilos do Brasil (CKIB). A Paraíba foi representada pelas cidades de Cajazeiras, Sousa e Uiraúna, com a participação de 33 atletas de várias faixas etárias. Ao todo, na bagagem, treze medalhas, duas atribuídas a atletas especiais, sendo uma da cidade de Major Sales, no vizinho estado do Rio Grande do Norte.
O destaque paraibano ficou por conta da atleta cajazeirense Catarina Ferreira Pontes, que foi campeã brasileira na modalidade de Kata e medalha de bronze em Kumite (luta). Na categoria master, o Sertão trouxe dois vice campeões: Carlos Gildemar Pontes em Kata e Maria dos Remédios em Kata e Kumite.
Os treinamentos da equipe paraibana se iniciaram em janeiro, quando o Prof. Fernando Rocha, faixa preta 7º Dan, que é presidente da CKIB, veio ministrar um Curso em Cajazeiras. Kyoshi Rocha, como é conhecido nacionalmente, mostrou como o Karate paraibano estava atrasado em relação ao Karate brasileiro. Seu curso serviu para aglutinar aqueles que queriam o crescimento do Karate paraibano. Fundou-se em Cajazeiras o Torayama Karate Clube e a Federação de Karate Marcial Interestilos da Paraíba – FKMIPB, sendo presidida pelo Professor Carlos Gildemar Pontes e tendo como vice a Professora Maria dos Remédios.
Agradecimentos
Apesar das dificuldades, que já se tornaram comuns aos que buscam apoio para participações em eventos desta magnitude, a equipe sertaneja contou com o apoio imprescindível da Universidade Federal de Campina Grande, através do diretor do Centro de Formação de Professores, Prof. Dr José Cezário de Almeida, e da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através do Prefeito Carlos Rafael e do Secretário João de Deus Quirino Filho.
Veja galeria de fotos!
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário