Governo anuncia criação de Centro de Referência para portadores de necessidades especiais
Segundo Ricardo Coutinho, não basta oferecer um atendimento terapêutico individualizado e deixar que a família cuide do resto.
O governador Ricardo Coutinho anunciou a criação de um Centro de Referência para portadores de necessidades especiais em Campina Grande. A intenção é organizar um projeto que viabilize a orientação e o atendimento da pessoa com deficiência, com cidadania, respeito e participação.
Segundo Ricardo Coutinho, não basta oferecer um atendimento terapêutico individualizado e deixar que a família cuide do resto. É preciso desenvolver um conjunto de ações que envolva a pessoa com deficiência, a família, o poder público, a comunidade do entorno e outras esferas da sociedade civil.
“Estamos analisando a questão de um centro de referencia para portadores deficientes aqui na região de Campina Grande. Para isso, já iniciamos os diálogos com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Temos ainda um Centro de Referência em Picuí, que pode ser potencializado, e estamos estudando mais soluções para esta área”, frisou Ricardo.
De acordo com o governador, a ideia do Centro de Referência é viabilizar um espaço de inclusão social para os portadores de necessidades especiais. A proposta do Governo é fazer uma adaptação baseada na polícia nacional dos deficientes físicos, observando quais são as principais prioridades no Estado.
“Nossa intenção é descentralizar a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) para outras regiões. Ao lado do senador Cássio Cunha Lima, o Governo do Estado está lutando para trazer uma Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para Campina, que deverá referenciar a região. Em visita recente à Recife, encontramos muitas famílias paraibanas fazendo reabilitação motora em Pernambuco, na AACD. Nossa proposta é tecnicamente viável e, se tudo der certo, através do Teleton, poderemos trazer um Centro de Reabilitação Motora para Campina Grande”, ressaltou.
Da secom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário