header top bar

section content

Governo anuncia criação de Centro de Referência para portadores de necessidades especiais

Segundo Ricardo Coutinho, não basta oferecer um atendimento terapêutico individualizado e deixar que a família cuide do resto.

Por

30/05/2011 às 16h02

O governador Ricardo Coutinho anunciou a criação de um Centro de Referência para portadores de necessidades especiais em Campina Grande. A intenção é organizar um projeto que viabilize a orientação e o atendimento da pessoa com deficiência, com cidadania, respeito e participação.

Segundo Ricardo Coutinho, não basta oferecer um atendimento terapêutico individualizado e deixar que a família cuide do resto. É preciso desenvolver um conjunto de ações que envolva a pessoa com deficiência, a família, o poder público, a comunidade do entorno e outras esferas da sociedade civil.

“Estamos analisando a questão de um centro de referencia para portadores deficientes aqui na região de Campina Grande. Para isso, já iniciamos os diálogos com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Temos ainda um Centro de Referência em Picuí, que pode ser potencializado, e estamos estudando mais soluções para esta área”, frisou Ricardo.

De acordo com o governador, a ideia do Centro de Referência é viabilizar um espaço de inclusão social para os portadores de necessidades especiais. A proposta do Governo é fazer uma adaptação baseada na polícia nacional dos deficientes físicos, observando quais são as principais prioridades no Estado.

“Nossa intenção é descentralizar a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) para outras regiões. Ao lado do senador Cássio Cunha Lima, o Governo do Estado está lutando para trazer uma Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para Campina, que deverá referenciar a região. Em visita recente à Recife, encontramos muitas famílias paraibanas fazendo reabilitação motora em Pernambuco, na AACD. Nossa proposta é tecnicamente viável e, se tudo der certo, através do Teleton, poderemos trazer um Centro de Reabilitação Motora para Campina Grande”, ressaltou.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: