header top bar

section content

Destaque: Alunos do IFPB Campus de Cajazeiras entram no mercado de aplicativos e jogos para celular

O aluno Douglas Gabriel, do 4º período de ADS, viu seu aplicativo compartilhador de status e fotos nas redes sociais ter mais de 4 mil downloads

Por

12/01/2015 às 16h31

Quase uma centena de aplicativos publicados na loja virtual do Windows, sucesso entre o público, criatividade, sonhos e uma porta para empreender no mercado promissor dos Apps (Aplicativos para Celular). É esse o saldo de uma parceria formada entre o INDT (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia fundado pela Nokia), a Microsoft e o IFPB Cajazeiras, que treinou 35 alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para desenvolver games e aplicações para Windows Phone. O treinamento foi ministrado Pelo Desenvolvedor Maurílio Silva, no mês outubro. Desde então milhares de usuários já baixaram o material desenvolvidos pelos estudantes.

O aluno Douglas Gabriel, do 4º período de ADS, viu seu aplicativo compartilhador de status e fotos nas redes sociais ter mais de 4 mil downloads em poucos meses de publicação e ficou fascinado com o sucesso de uma aplicação que levou poucos minutos para criar. “É muito interessante ver como é simples fazer algo que pode ter alcance mundial e proporcionar entretenimento às pessoas”, contou o estudante que tem um total de dez aplicativos publicados.

São aplicações e jogos dos mais variados. Existem desde vídeo aulas e notícias pra concurseiros até dicas de moda. Muitos dos alunos já pensam em comercializar suas criações. É o caso de Priscila Gouveia, que desenvolveu o Aprova Enem, que disponibiliza informações do MEC e publicações como o Guia do Estudante, além de ter simulados e vídeo aulas. Mas não é só a Nerd Runnercomercialização, o ganho financeiro, que os alunos têm em mente. “O network, o fato de ter seu trabalho sendo visto e avaliado por gente do mundo inteiro, mesmo ainda estando no começo do curso e de certa forma competindo em um mercado emergente, é muito importante”. É o que pensa o aluno Rafael Tavares, que já publicou 14 Apps.

De acordo com o Desenvolvedor do INDT, Maurílio Silva, a visão dos alunos está mais do que acertada, pois o Windows Phone é o Sistema Operacional que mais cresce na América Latina e uma grande oportunidade para estes estudantes ganharem dinheiro. Ele ainda afirmou que vê com olhos de entusiasmo a semente plantada, a possibilidade de criar uma célula de desenvolvimento de aplicativos para smartphones em Cajazeiras. 

“O desempenho dos alunos durante o treinamento foi excepcional, muitas ideias boas e gente em busca de oportunidades. Mobilidade é o futuro da computação, saber trabalhar com o desenvolvimento de soluções para smartphones é estar preparado para o mercado. No interior ainda é um pouco escassa a demanda de aplicativos para smartphones, mas isso tende a mudar com o tempo, e eles estão se preparando para começar desde já a serem desenvolvedores, profissionais que podem trabalhar de sua casa para grandes empresas/marcas em qualquer lugar do mundo através da internet”. Contou Maurílio.

De acordo com o professor André Atanásio, coordenador do curso de ADS, os alunos estão motivados e cobrando para que seja criada uma incubadora para fomentar os empreendimentos deles. “O mercado dos aplicativos está aquecido e ainda tem muito a crescer. Nós queremos estimular o empreendedorismo desses alunos para que possamos produzir e mandar para o mundo inteiro”, afirmou.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: