VÍDEO: Professor Ivo Lavor revela estratégias eficazes para estimular a fala em crianças
Em sua coluna semanal, o especialista deixa claro que uma das formas assertivas é contar histórias e estimular ações nas crianças
O colunista do Diário Educação no programa Olho Vivo, professor Ivo Lavor, dedicou a edição desta quinta-feira (13) a uma discussão aprofundada sobre dicas de como estimular a fala da criança de forma eficaz.
O professor inicia comentando que é importância de saber a diferença entre fala e linguagem, segundo ele, muitos pais e professoras não conseguem separar uma coisa da outra.
“Primeiro a gente precisa saber diferenciar a questão da fala e da linguagem. Muitas mães ou professoras não conseguem diferenciar o retardo da fala e da linguagem. É claro que haverá crianças que irão falar um pouco mais tarde, mas ela não tem um retardo da linguagem, pois ela já tem compreensão, expressão, já sabe se expressar de outras formas que não a fala, necessariamente”, explicou o professor.
LEIA TAMBÉM:
Ivo Lavor destacou que muitas vezes as pessoas pensam que para poder estimular a fala de uma criança, é necessário que ela fique repetindo as palavras, mas que é preciso “criar oportunidades diárias para que as crianças ouçam, compreendam e tentem se expressar”.
“Estimular a fala de uma criança não significa pedir para ela repetir palavras ou frases, normalmente nós fazemos isso. Muitas vezes a gente fica muito concentrado em forçar a criança a repetir palavras ou frases. Isso não é uma coisa interessante”, disse.
Ivo Lavor comentou ainda, que uma das estratégias assertivas é a própria “contação” de histórias. Ele também ressalta que quando você conta uma história para uma criança, mesmo que ela ainda saiba falar, você pede para ela aplaudir, para ela se expressar de alguma maneira.
A coluna Diário Educação vai ao ar toda semana dentro do programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário