header top bar

section content

Repentistas Raimundo Caetano e Cícero Cosme se apresentam no Centro Cultural em Sousa

Embola Viola é um evento promovido pelo CCBNB Sousa que tem como finalidade divulgar o trabalho de violeiros e repentistas da Região Nordeste e assim formar novas plateias para apreciar e valorizar as artes e culturas nordestinas.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

03/04/2018 às 16h18 • atualizado em 03/04/2018 às 16h19

Repentistas se apresentarão em Sousa

O Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (CCBNB Sousa) recebe os poetas repentistas Raimundo Caetano e Cícero Cosme, nesta sexta-feira, 6 de abril, dentro do Programa Embola Viola.

A performance traz músicas em verso que retratam acontecimentos, fatos políticos, artísticos, lendários, folclóricos ou pitorescos e está dividida em dois momentos. O primeiro é composto por músicas provenientes do imaginário dos artistas, enquanto o segundo é voltado para temas sugeridos pela platéia.

Nascido em Cuité (PB), mas morando atualmente em Caruaru (PE), Raimundo Caetano é também conhecido como “arquiteto do repente”, por transformar seu improviso em obra-prima. Devido a sua preocupação com o acabamento dos versos e refinação dos estrofes, recebeu a alcunha do presidente do Clube de Viola, Orlando Queiroz.

Já o cearense Cícero Cosme é um repentista da nova geração da cultura popular do improviso violado. Começou a cantar profissionalmente ainda aos 16 anos de idade e, desde então, já se apresentou com vários poetas renomados do Nordeste, além de ter participado de festivais. Cícero também é responsável pela realização do Festival Nacional de Cantadores Repentistas, que acontece anualmente na cidade de Aurora, no Ceará.

O Embola Viola é um evento promovido pelo CCBNB Sousa que tem como finalidade divulgar o trabalho de violeiros e repentistas da Região Nordeste e assim formar novas plateias para apreciar e valorizar as artes e culturas nordestinas. A entrada é gratuita.

SHOW DIÁRIO com assessoria

SAÚDE E BEM-ESTAR

VÍDEO: Sangramento nas regiões do reto e do ânus pode ser sinal de doença grave, avisa médico

APOIO DE CRAQUE

VÍDEO: Embaixador do Campeonato Paraibano, Hulk diz que está à disposição para ajudar clubes do Sertão

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

VÍDEO: Para advogado da OAB de Cajazeiras, investir em presídios e não em escolas é ‘enxugar gelo’

VÍDEO

Jovem jornalista estreia programa na TV e conta tudo sobre o Atlético de Cajazeiras no Paraibano 2019