header top bar

string(11) "show-diario"

section content

Será que precisamos tomar banho todo dia? Estudiosos revelam

Estudiosos americanos sugerem que não. Segundo eles, a limpeza diária seria até prejudicial. Investigamos essa história

Por Saúde

01/05/2018 às 16h42

Os mitos do banho para a saúde

Já pensou em passar um dia sem banho? Pois, para alguns especialistas, essa é uma atitude saudável. Isso porque o excesso de chuveiradas reduziria a hidratação da pele, deixando-a mais seca e rachada. Essa situação facilitaria, então, a entrada de germes no corpo.

Em entrevista ao site britânico Daily Mail, a pesquisadora Elaine Larson, expert em doenças infecciosas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, frisou que as pessoas investem na limpeza diária por acreditarem que isso reduz o risco de doenças. Porém, na verdade, o hábito não faria muito mais do que remover o odor.

Mas, antes de fazer greve de banho, cabe conhecer algumas ponderações. “Particularmente no Brasil, que é um país tropical, quente e úmido, considero saudável tomar até dois banhos por dia”, afirma a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo. Segundo ela, axilas, genitais e pés devem, sim, ser higienizados diariamente, já que são áreas com glândulas de cheiro.

Agora, não precisa ficar ensaboando o corpo inteiro. De acordo com Ana, o sabão remove o manto hidrolipídico da pele (composto por água e gordura), uma barreira protetora.

“Locais como braços e pernas não precisam de sabonete em todo banho”, exemplifica. Óleos limpantes, compostos com uma pequena quantidade de sabão, já dão conta do recado.

Após sair do chuveiro, a recomendação é utilizar hidratante nas pernas, nos pés e nos braços. “Ao longo da vida, nossa pele vai ficando mais seca. E isso gera coceira, além de contribuir para o surgimento de dermatites”, explica Ana.

O banho continua necessário, viu? Até porque ele faz mais do que limpar: traz calma e conforto. “Só que, além de morno, deve ser rápido. Devemos ter consciência ambiental e poupar a água”, reflete Ana.

Fonte: https://saude.abril.com.br/bem-estar/sera-que-precisamos-tomar-banho-todo-dia/

PLANOS E METAS

VÍDEO: Cantor explica como pretende administrar o Atlético e declara que o problema do clube é político

CAMPEONATO PARAIBANO 2019

VÍDEO: Após vistoria técnica, representantes da CBF elogiam o estádio Perpetão: “É um dos melhores”

A ARTE DO CORPO

VÍDEO: Bailarino que dá aula de dança em Cajazeiras fala da sua trajetória e de projetos para a cidade

MÚSICA AO VIVO

VÍDEO: Sucesso no Nordeste, cantor interpreta grandes bandas nacionais e internacionais no Xeque-Mate