header top bar

section content

Dicas de receitas caseiras para se livrar das formigas

As formigas não são boa companhia, pois circulam por toda parte, como lixo, esgotos e matérias em decomposição, que podem contaminar os alimentos e comprometer a saúde.

Por Extra

27/05/2018 às 08h00 • atualizado em 26/05/2018 às 10h19

Foto: pixabay

O tempo esquenta um pouco e ela aparecem. As formigas não são boa companhia, pois circulam por toda parte, como lixo, esgotos e matérias em decomposição, que podem contaminar os alimentos e comprometer a saúde.

Antes de usar produtos como os formicidas, que são eficazes mas causam prejuízo ao meio ambiente, vale tentar receitas caseiras para acabar com as invasoras.

— A casa deve estar sempre limpa. Fique atento às migalhas e restos de alimentos, que podem estar em qualquer local utilizado para refeições. Varra o chão, lave a louça, limpe a bancada da cozinha e mantenha as latas de lixo tampadas — diz a personal organizer Valéria Canellas.

Valéria dá algumas sugestões para acabar com essa praga. A primeira é seguir o trajeto das formigas. Segundo ela, isto vai ajudar a achar a porta de entrada dos bichos em casa e, assim, o ataque fica mais simples e eficaz.

Uma estratégia para eliminá-las é que, por conta do sistema de trocas alimentares entre as formigas, é possível atingir toda a colônia oferecendo a elas alimentos com substâncias nocivas que darão conta de exterminá-las.

A personal organizer ensina a fazer uma armadilha bem doce:

Junte uma xícara de açúcar, três colheres de sopa de ácido bórico (há na farmácia) e três copos de água quente. Misture bem até dissolver tudo. Distribua essa mistura em potes plásticos, rasos, com tampa. Faça furos na tampa e coloque as armadilhas em locais próximos ao caminho de entrada das formigas, e alguns pontos da trilha que elas percorrem. Atraídas pelo cheiro doce, as formigas vão atacar a mistura e levá-la para o formigueiro. Cuidado que esta receitinha deve ser mantida longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Cascas de limão ou laranja:

Ponha um pedaço da casca de um limão ou laranja dentro do açucareiro.

Cravo-da-índia:

Os óleos essenciais encontrados nele espantam as formigas sem matá-las. Mantenha pequenas porções de cravo-da-índia em potes abertos ou saquinhos de tule, num cantinho dos ambientes. Mas é preciso trocar a cada duas semanas para manter o odor e garantir a eficácia.

Vaselina:

Aplique uma pequena quantidade nas bordas dos recipientes com alimentos que ficam fora da geladeira, como as fruteiras e nos potes de água e comida do seu animalzinho de estimação.

Óleo de hortelã-pimenta:

Borrife em volta da pia, no caminho das formigas e nos contornos internos de portas e janelas. As formigas detestam o odor do óleo e evitam o ambiente

Fonte: Extra - https://extra.globo.com/mulher/decoracao-e-jardim/dicas-de-receitas-caseiras-para-se-livrar-das-formigas-22719013.html

Recomendado pelo Google: