header top bar

section content

Novo golpe do Whatsapp oferece lista falsa de postos de combustíveis

Mais de 60 mil usuários do WhatsApp já teriam caído no golpe em menos de 24 horas

Por Notícias ao Minuto

31/05/2018 às 12h00 • atualizado em 30/05/2018 às 11h38

© antonbe / Pixabay

A intensa procura por combustíveis desde a semana passada, devido à greve dos caminhoneiros e a interrupção de diversos serviços em todo o Brasil, tem sido explorado por golpistas nas redes sociais. É o caso da falsa lista de postos que vem circulando no Whatsapp, com nomes de estabelecimentos que teriam etanol e gasolina à venda em meio à escassez.

Mais de 60 mil usuários do WhatsApp já teriam caído no golpe em menos de 24 horas. De acordo com o jornal Extra, os contatos clicam em um site falso e ficam imediatamente expostos a ataques cibernéticos.

A mensagem que circula na rede social traz um link encurtado, que atrai os usuários à falsa relação de postos de combustíveis, de acordo com a empresa de segurança virtual Kaspersky Lab. “Aqui esta a lista dos postos que receberão gasolina hoje, confira”, diz a mensagem. Ao clicar no link, o usuário é levado a indicar a cidade e o estado em que vive como condição para acessar as informações da falsa lista.

Após preencher a localização, o internauta também deve compartilhar o link com a sua lista de contatos do WhatsApp. Em seguida, acaba sendo redirecionado para sites de propagandas e serviços pagos e para apps maliciosos, que podem danificar os smartphones. O lucro para os golpistas viria das milhares de visualizações alcançadas nos sites de publicidade e nas instalações dos aplicativos sugeridos.

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/tech/599937/novo-golpe-do-whatsapp-oferece-lista-falsa-de-postos-de-combustiveis

Recomendado para você pelo google

DINHEIRO NO BOLSO

VÍDEO: Show e Prêmios Alô da Sorte realiza mais um sorteio mensal da rodada extra; Saiba quem ganhou

PROFESSORES CONTRATADOS

VÍDEO: Após pressão de vereador, prefeitura de Cajazeiras confirma pagamento de salários atrasados

VIOLÊNCIA SEM PARAR

VÍDEO: Jovem é morto com vários tiros e mulher fica ferida após ser vítima de bala perdida em Cajazeiras

TRAGÉDIA

VÍDEO: Comandante da PM lamenta morte de vereador e diz que assassinos são conhecidos no crime