header top bar

section content

10 Frutas que engordam e você tem que comer com moderação

Se você está querendo emagrecer e tem medo até de comer frutas para não engordar, veja quais deve evitar

Por Dicas Online

13/07/2019 às 11h05

As frutas que mais engordam (Foto: Freepik)

As frutas que engordam são aquelas que contêm mais gordura ou mais açúcar na sua composição. Porém, as frutas que contêm gordura não vão engordar se você consumir de forma moderada e dentro de uma rotina de alimentação saudável, junto com a prática de atividade física. Então não se preocupe em evitar frutas se você leva uma vida saudável.

Agora, de fato, mesmo sendo todas saudáveis, existem frutas que contêm mais calorias, porque são feitas de uma maior quantidade de gorduras ou açúcares. Veja quais são as frutas que engordam e converse com o seu nutricionista sobre como inclui-las no seu cardápio diário de forma que contribuam com o seu processo de emagrecimento.

Quais são as frutas que engordam mais?
Mesmo depois de saber quais são as frutas que engordam com mais facilidade, não tenha medo de comê-las, com moderação. Isso porque elas fornecem uma gordura boa que o seu corpo necessita para gastar energia, especialmente em dietas low carb.

1. Abacate
No topo da lista de frutas que engordam está o abacate, que é rico em calorias. Ele contém uma média de 160 calorias em apenas 4 colheres de sopa. É bastante coisa, mas se você comê-lo antes do treino, por exemplo, ele vai ajudar a melhorar o seu metabolismo, a controlar a taxa de açúcar no sangue e vai fornecer energia para que o seu treino renda mais.

Fale com seu nutricionista para saber quanto de abacate é ideal você comer por dia, pois ele é calórico, mas muito nutritivo.

2. Açaí
Comer açaí na tigela é uma delícia. Especialmente combinado com guaraná, granola, leite em pó e outras delícias. Mas é justamente aí que mora o problema, nas adições de ingredientes. O açaí sozinho é uma excelente fruta para adicionar na sua dieta. Coma ele puro e vai poder obter seus benefícios nutricionais à vontade.

3. Coco
Essa fruta, assim como o abacate, é uma rica fonte de gorduras, mas todas saudáveis. O coco pode ser comido in natura, desidratado, você pode fazer leite de coco caseiro e até óleo de coco. O segredo é saber a dose certa que você pode comer por dia. Se comer demais, o coco engorda, mas se comer certinho, conforme a sua nutri recomendar, ele vai ajudar a emagrecer com saúde.

4. Banana
A banana é uma fruta muito saudável também. É conhecida pelo seu alto teor de potássio que ajuda a evitar as cãibras de que pratica atividade física. Ela também tem muitas fibras, vitaminas e outros minerais importantes para a saúde.

O único porém é que está na lista das frutas que podem engordar por ter uma elevada quantidade de calorias. Se comer na quantidade certa e do tipo com menos açúcar, ela vai ajudar a emagrecer.

5. Frutas em calda
Essas sim, de qualquer tipo, são o grande vilão de qualquer dieta. Se você está tentando emagrecer, esqueça as frutas em calda, pois essa calda é açúcar puro e não tem nada de bom a oferecer para o seu organismo. Prefira sempre as frutas na sua forma natural, sem calda, sem açúcar e até sem mel, pois elas já contêm açúcar na sua composição.

6. Uva
A uva é uma fruta rica em cálcio, magnésico, potássio, zinco e vitaminas E, C, B e K, além de ser rica em antioxidantes. Porém, o que poucos conferem é o seu valor calórico que é muito alto, já que existem 72 calorias a cada 100 gramas. Isso é um problema, já que as uvas são muito fáceis de comer e são ingeridas como se fossem pipocas, em enormes quantidades e de vez, o que aumenta bastante a quantidade de calorias ingeridas.

7. Manga
A manga é uma fruta tropical que é rica em vitamina A e possui um sabor único, aliado a sua textura suculenta. Essa fruta possui 72 calorias a cada 100 gramas consumidos e é altamente calórica, tendo 95% desse valor calórico baseado em carboidratos. Outro fator que influencia para que ela possua essa característica é o suco feito a partir dessa fruta que possui grande quantidade de açúcar adicionado, o que faz com que a pessoa engorde bastante.

8. Abacaxi
Assim como todas as frutas dessa lista, o abacaxi não engorda se for ingerido em quantidades menores, já que ele é rico em fibras e até pode gerar saciedade. Porém, quando consumido excessivamente, ele promove um enorme ganho de carboidratos, já que uma rodela é composta por 95% de carboidratos e 2% de gordura. Então, mesmo que ele possua um índice calórico de 48%, a sua concentração de carboidratos é o que representa maior problema para quem está em dieta.

9. Damasco
Embora possua um valor de 50 calorias presentes a cada 100 gramas da fruta, o que não é alto, o damasco possui uma composição com alto teor de açúcares. Assim, ele é como se fosse as uvas, pois é comido em quantidades enormes – como pipoca – o que gera um ganho de peso exacerbado pelo excesso de frutose consumida.

10. Atemoia
A atemoia é uma fruta híbrida derivada da fruta-do-conde e possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Porém, essa fruta é altamente calórica e possui incríveis 97 calorias a cada 100 gramas consumidos, o que gera um assustador índice calórico de 97%. Desse modo, ela é mais calórica do que a maioria das frutas, inclusive do que a manga, o que a torna um ingrediente que deve ser consumido em quantidades muito pequenas para não engordar.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/frutas-que-engordam/

Recomendado pelo Google: