header top bar

section content

Dupla de viola Pena Branca e Xavantinho é homenageada em festival

Festival de Arte Vale do Paraíba que começou nesta quarta-feira (06)

Por SHOW DIÁRIO com Agência Brasil

07/01/2021 às 09h47

Pena Branca e Xavantinho (Foto: Divulgação)

A 3ª edição do Festival de Arte Vale do Paraíba, neste ano homenageando a dupla de viola caipira Pena Branca e Xavantinho. O repertório construído em quase quarenta anos de carreira pela dupla será revisitado por 20 artistas até o próximo domingo (10).

Pena Branca e Xavantinho iniciaram a carreira em 1962, em Minas Gerais. Em 1968, a dupla se mudou para São Paulo, onde conseguiu abrir caminho para o sucesso. “Foram descobertos pela Inezita Barroso. Chamavam ela carinhosamente de madrinha”, comenta a idealizadora do festival, Ivete Nenflidio.

A dupla ganhou espaço ao trazer canções MPB para a viola caipira. Entre as versões mais conhecidas estão Morro Velho, de Milton Nascimento, e Ciúme, de Caetano Veloso. “Quem teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com a dupla, além do trabalho de resgate cultural que eles faziam, eles eram pessoas muito generosas”, conta Ivete, que trabalhou com ambos. Xavantinho morreu em 1999 e Pena Branca em 2010.

A cultura popular também era uma influência muito presente no trabalho da dupla. “Todo álbum que eles lançavam, eles escolhiam uma folia de reis. Eles eram muito próximos com esse universo, com essas questões religiosas”, enfatiza a produtora da mostra ao explicar que a própria data de início do festival foi pensada para coincidir com o Dia de Reis (6 de janeiro).

Como assistir
Devido à pandemia do novo coronavírus, todo o festival será apresentado neste ano pela internet, podendo ser assistida pela página do evento, onde também está disponível a programação completa, ou pelos canais no Youtube e Facebook.

GESTO DE GRATIDÃO

VÍDEO: Profissionais de saúde do HRC recebem homenagens de reeducandas do Presídio de Cajazeiras

CLIMA ESQUENTOU

VÍDEO: “Não serei acusado de espalhar Fake News”, diz sociólogo durante debate sobre CPI da Pandemia

VAMOS AJUDAR

VÍDEO: Mais uma família faz apelo em Cajazeiras por doação de alimentos e oportunidade de emprego

BOA ALIMENTAÇÃO

VÍDEO: Nutricionista alerta para o perigo das dietas por conta própria; ele explica o fator imunidade

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!