header top bar

section content

Novidade no Atlético, meia japonês tenta se adaptar ao futebol pegado do Brasil

Akitoshi Yamamoto mora há quatro anos no país, mas ainda tem muita dificuldade em falar português. Na base dos gestos, contudo, vai sendo acolhido na Paraíba

Por Priscila Belmont

20/12/2017 às 09h43

Akitoshi Yamamoto, o japonês do Trovão Azul (Foto: Reprodução / TV Paraíba)

O Atlético de Cajazeiras vem contando com um sotaque diferente na pré-temporada de 2018. É que o clube contratou o meia japonês Akitoshi Yamamoto e vem realizando a partir daí uma espécie de intercâmbio futebolístico. O atleta mora a quatro anos no Brasil e chegou ao país para jogar no projeto social da Escola de Samba Unidos de Vila Maia, sediada no Bairro Jardim Japão, em São Paulo. E desembarcou em Cajazeiras por indicação do gerente de futebol atleticano, Nenê Moura.

Yamamoto é um dos mais de 1,5 milhão de japoneses que moram no Brasil, naquela que é a maior colônia nipônica fora do Japão. E apesar do tempo que está no Brasil, ele ainda tem dificuldades de se comunicar em portuês com seus colegas de time. E, diante das dificuldades com o idioma, a saída para os demais jogadores e para a comissão técnica é apelar para os gestos.

O preparador físico Gustavo Nascimento admite a dificuldade, mas ao mesmo tempo não poupa elogios ao reforço:

– É difícil a comunicação. É muito gesto e necessidade de falar devagar. Mas ele é um menino muito inteligente. Então ele está conseguindo se sair muito bem. Mas é claro que sempre tem os meninos que acabam sacaneando um pouquinho, mas tudo brincadeira sadia. Ele está muito bem adaptado ao grupo – explica Gustavo.

Mesmo não estando totalmente adaptado ao idioma, Akitoshi se arrisca no portugês. Um português carregado de sotaque, é verdade, mas suficiente para deixar claro as diferenças de escolas praticadas no Japão e no Brasil:

– Lá é correria. Muito correria! Corre-se muito lá. Aqui no Brasil é diferente. É muito pegado. Muito raça – destaca.

O Japonês do Sertão jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Itabaiana nesta temporada e é uma das apostas da ambiciosa equipe alviazulina para alçar voos mais altos no Campeonato Paraibano de 2018, quando a meta é conseguir uma vaga no Campeonato Brasileiro da série D de 2019.

O Atlético-PB, que venceu o jogo-treino contra o selecionado de Uiráuna por 1×0 na última sexta-feira, segue se preparando para o Paraibano de 2017. O time está no grupo B e enfrenta o Nacional de Patos na primeira partida no dia 7 de janeiro.

Globo Esporte PB

Recomendado pelo Google: