header top bar

section content

Amadeu promete para esta terça-feira um posicionamento sobre o regulamento

Presidente da FPF vai se reunir com o diretor jurídico da entidade e debater os pontos que estão sendo questionados por clubes, torcedores e imprensa no regimento do Campeonato Paraibano.

Por Globo Esporte PB

13/03/2018 às 11h25

Amadeu Rodrigues, presidente da FPF

Desde a semana passada, um dos assuntos mais abordados nos bastidores do futebol da Paraíba é o regulamento do Campeonato Paraibano. E imprensa, torcedores, dirigentes de clubes e – por que não dizer? – jogadores estão ansiosos por receber da Federação Paraibana de Futebol (FPF) um posicionamento oficial sobre os itens que têm gerado polêmica no documento que rege o estadual. Segundo o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, isso deve ser feito nesta terça-feira, quando ele vai ter uma reunião com o diretor jurídico da entidade, o advogado Marcos Souto Maior.

Amadeu explicou que agendou para a manhã desta terça-feira um encontro com Marcos Souto Maior, no qual ambos vão debater todas as questões envolvendo as ambiguidades e diferentes interpretações que o regulamento do Campeonato Paraibano permite. A ideia é esclarecer alguns pontos do documento, sobretudo quem avança das repescagens para as semifinais e quem vai ter vantagem nessas semifinais.

– Vou me reunir amanhã(terça-feira) com Souto para decidirmos isso – garantiu Amadeu.

O regulamento do Campeonato Paraibano começou a ser questionado depois que dirigentes de Botafogo-PB e Sousa, que disputam entre si uma das repescagens às semifinais, começaram a alegar que teriam vantagem em uma eventual semifinal contra o Treze. Os dirigentes de Belo e Dinossauro se baseiam no fato de que, na primeira fase do estadual, somaram mais pontos que o Galo, que conseguiu vaga direta nas semifinais por ter sido o primeiro colocado do Grupo B. E o regulamento, em seu Art. 9º, diz que, nas semifinais, “os clubes que obtiverem melhores índices técnicos na Primeira Fase terão direito ao mando de campo na segunda partida e de jogar pelo empate em pontos e saldo de gols”.

Vale destacar, no entanto, que o parágrafo 1º deste mesmo artigo – que trata da primeira fase – usa a expressão “clubes de melhor índice técnico” para se referir aos “primeiros colocados dos grupos A e B”.

Outro ponto polêmico do regulamento do Paraibano está no trecho que aborda as repescagens, tratado no documento como “2ª Fase”. O parágrafo 3º do Art. 9º – que se refere a quem avança da repescagem para a semifinal – diz que “os clubes de melhor índice técnico, somados os resultados obtidos na primeira e segunda fases do campeonato, ficam definidos como terceiro e quarto colocados e classificados à semifinal”. Isso dá a entender que Botafogo-PB e Sousa, que não podem mais ser alcançados em pontos por Serrano-PB e CSP, já estariam classificados para as semifinais. Mas, a priori, Belo e Dino disputam uma vaga na semifinal contra o Treze, enquanto que Lobo da Serra e Tigre brigam por vaga na semifinal contra o Campinense.

Preferindo emitir um parecer definitivo apenas depois da reunião com seu departamento jurídico, Amadeu Rodrigues disse apenas que o regulamento será respeitado, que o documento será soberano.

– Vamos seguir o que diz o regulamento – resumiu Amadeu.

Em meio às polêmicas envolvendo as interpretações divergentes que já surgiram sobre o regulamento, os jogos de ida das repescagens já foram realizados na semana passada. O Sousa venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 no Marizão, e o Serrano-PB venceu o CSP também por 1 a 0 no Amigão. Os times fazem os jogos de volta nesta semana e aí o impasse pode ser mais grave caso não haja um consenso sobre quem avança às semifinais e quem vai ter vantagem nesta nova fase.

Fonte: Globo Esporte PB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/campeonato-paraibano/noticia/amadeu-promete-para-esta-terca-feira-um-posicionamento-sobre-o-regulamento.ghtml

Recomendado pelo Google: