header top bar

section content

Entendendo ter vantagem na semifinal contra o Treze, o Belo já foi ao TJDF-PB

Vice-presidente de futebol do Botafogo-PB, Breno Morais revelou que o clube já deu entrada com pedido de liminar no Tribunal de Justiça Desportiva para requerer vantagem contra o Galo

Por Globo Esporte PB

16/03/2018 às 10h31

Breno Morais, vice-presidente de futebol do Botafogo-PB (Foto: Cisco Nobre / GloboEsporte.com)

A fase de repescagem do Campeonato Paraibano terminou nesta quinta-feira e as semifinais já estão definidas. Mas nem tudo é tão simples assim. Logo após a vitória do Botafogo-PB sobre o Sousa por 3 a 1, no Almeidão, o vice-presidente de futebol do Belo, Breno Morais, revelou que o departamento jurídico do clube já deu entrada no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Paraíba (TJDF-PB) com um pedido de liminar. O motivo: o clube entende que tem vantagem sobre o Treze em uma das semifinais da competição e quer fazer valer essa vantagem já a partir do próximo domingo, para quando está marcado o jogo de ida.

A rigor, estão classificados para as semifinais Campinense e Serrano-PB de um lado e Treze e Botafogo-PB do outro. Por terem sido líderes de seus grupos na primeira fase, Raposa e Galo avançaram direto para as semifinais, nas quais têm o direito de jogar por empate no somatório dos dois jogos e ainda fazer a segunda partida como mandantes. Acontece que a diretoria do Botafogo-PB – que teve que passar por uma repescagem contra o Sousa – entende que, de acordo com o regulamento, o Belo é que tem vantagem sobre o Galo, já que somou mais pontos que o rival de Campina Grande durante a fase de grupos.

O departamento jurídico botafoguense se baseia no que diz o Art. 9º do regulamento: “os clubes que obtiverem melhores índices técnicos na Primeira Fase terão direito ao mando de campo na segunda partida [das semifinais] e de jogar pelo empate em pontos e saldo de gols”. Como o Botafogo-PB somou 22 pontos na fase de grupos, os botafoguenses entendem que o Belo é que terá vantagem contra o Treze, já que o Galo, nessa mesma fase, somou apenas 14 pontos. Por isso, o clube foi ao TJDF-PB já nesta quinta-feira, antes da partida contra o Sousa.

– Fizemos um pedido de liminar ao presidente do Tribunal para que o jogo de domingo seja lá em Campina Grande porque, pelo regulamento, nós temos a vantagem – explicou Breno.
A intenção do Botafogo-PB é de que este jogo de ida, marcado para o próximo domingo, aconteça com mando de campo do Treze e o da volta, agendado para 1º de abril, seja realizado com mando de campo do Belo. E, além disso, que o empate no somatório das duas partidas favoreça o clube de João Pessoa.

E Breno Morais ainda lembrou o fato de o Treze ter solicitado arbitragem de fora da Paraíba para este primeiro jogo das semifinais e que essa solicitação só pode ser feita pelo mandante da partida. O dirigente botafoguense apontou o Art. 26º do Capítulo VIII do regulamento do Paraibano, que, entre outras coisas, diz que “o clube mandante poderá solicitar sorteio de árbitros de outro Estado”.

– Pedimos que o presidente do Tribunal interprete o regulamento e a gente possa jogar em Campina Grande no domingo. Se você olhar o regulamento e ler, vai ver que tem escrito que só o clube mandante pode pedir arbitragem de fora. Se o Treze pediu arbitragem de fora, é porque ele mesmo, na nossa interpretação, se sente o clube mandante. Se ele se sente, o jogo de domingo é em Campina Grande – finalizou Breno.

As polêmicas envolvendo o regulamento do Campeonato Paraibano já vêm se arrastando há quase duas semanas e vão além das dúvidas sobre quem tem vantagem nas semifinais. A diretoria do Sousa, por exemplo, que foi eliminado pelo Botafogo-PB, já adiantou que também vai à Justiça Desportiva solicitar vaga na semifinal, contra o Campinense, por entender que, já que somou mais pontos que o Serrano-PB nas duas primeiras fases, tem direito a essa vaga.

Se nenhum pleito na Justiça surtir efeito e se cumprir o que pretende a Federação, os jogos de ida da semifinal do Campeonato Paraibano vão acontecer mesmo no domingo: de um lado, o Serrano-PB vai ser mandante contra o Campinense em partida no Amigão, em Campina Grande; e, de outro, o Botafogo-PB vai receber o Treze para duelo no Almeidão, em João Pessoa. Os jogos da volta estão marcados para o dia 1º de abril, com os mandos de campo invertidos. Resta saber se a competição vai mesmo seguir como pretende a FPF ou se as investidas dos clubes ao tapetão podem paralisar as disputas em campo.

POLÊMICA DO REGULAMENTO DO CAMPEONATO PARAIBANO

Belo admite ir à Justiça independente do resultado da repescagem contra o Sousa

Aldeone crava Belo e Sousa nas semifinais e promete ir à Justiça se o Dino ficar fora

FPF emite nota e confirma vantagens de Campinense e Treze na semifinal

Parecer sobre o regulamento do estadual já está com Amadeu, diz advogado da FPF

Serrano-PB irá à Justiça caso elimine o CSP e não vá à semifinal, garante Valdir Cabral

Josivaldo Alves lembra que foi voto vencido sobre regulamento e critica postura da FPF

Simões ironiza críticas ao regulamento do Paraibano: “Talvez não queiram entender”

Amadeu promete para esta terça-feira um posicionamento sobre o regulamento

Aldeone cobra posição da FPF sobre problemas no regulamento do Paraibano

Regulamento do Paraibano é posto em xeque, e FPF promete estudar o caso

Fonte: Globo Esporte PB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/times/botafogo-pb/noticia/entendendo-ter-vantagem-na-semifinal-contra-o-treze-o-belo-ja-foi-ao-tjdf-pb.ghtml

Recomendado pelo Google: