header top bar

section content

No meio e sem quedas, Neymar sobe no conceito de torcida e imprensa francesas

Camisa 10 do PSG ganhou elogios por atuação "generosa" como meia na vitória de sábado

Por GE

27/08/2018 às 08h27

Neymar (Foto: AFP)

A mudança tática que o técnico Thomas Tuchel realizou no Paris Saint-Germain no jogo do último sábado parece ter feito bem a Neymar. Atuando no meio-campo como um verdadeiro camisa 10 armador de jogadas, na vitória sobre o Angers por 3 a 1, o craque brasileiro recebeu elogios da imprensa francesa e foi ovacionado pela torcida. Mas não é só a nova função que fez o jogador subir de conceito. Seu comportamento em campo nessas três primeiras rodadas do Francês, sem quedas exageradas e até sofrendo menos faltas do que de costume, também contribui para um início de temporada animador.

Em uma posição mais centralizada no esquema 3-5-2, atrás dos atacantes Cavani, Mbappé e Di María, Neymar teve liberdade para se movimentar, articulou bons lances ofensivos, ditou o ritmo e apareceu na área para finalizar. Antes, ele ficava mais preso à ponta esquerda. Na análise do jornal esportivo francês “L’Equipe”, ele foi “generoso” diante do Angers, soltando a bola mais rapidamente. Apesar das dificuldades para encontrar espaços no primeiro tempo, foi dele a assistência para o gol de Cavani.

Após o intervalo, o brasileiro cresceu de produção junto do time e balançou a rede. Pela atuação, recebeu nota 7 na avaliação dos jornais “L’Equipe” e “Le Parisien”, pontuação mais alta da partida ao lado de Mbappé em ambas as publicações.

– No momento, é importante que o Neymar esteja em campo junto com os outros três jogadores-chave: Di María, Mbappé e Cavani. Eu quero encontrar uma posição para todos os jogadores. Ele está indo bem como número 10, podemos continuar assim. Era meu desejo jogar assim. Tive essa ideia por algumas semanas. Foi a oportunidade de testar – explicou Tuchel, após o jogo contra o Angers no Parc des Princes.

Marcado negativamente na Copa do Mundo pelo excesso de quedas no gramado e simulações, Neymar começou a temporada 2018/2019 pelo PSG com uma postura diferente. Por enquanto, o camisa 10 pouco caiu. E quando foi ao chão, levantou-se rapidamente. No sábado, depois de perder o equilíbrio em uma disputa de bola na área, esforçou-se para se manter em pé e foi parar dentro do gol. As reclamações com a arbitragem também foram raras ou inexistentes.

Contra o Angers, Neymar não sofreu uma falta sequer na partida, fato raro na carreira do atleta e que muito tem a ver com a mudança para o meio-campo, setor onde ele prende menos a bola. Nos dois jogos anteriores, foram três faltas sofridas contra o Guingamp e uma contra o Caen, o que dá uma média de apenas 1,3 nessas três primeiras rodadas do Francês, contra a média de 6 faltas sofridas no campeonato da temporada passada.

Essa postura mais contida, aliada à indiscutível qualidade técnica, fazem Neymar voltar a ter um apoio irrestrito dos torcedores parisienses, depois de alguns momentos de insatisfação na temporada anterior. No sábado, o craque brasileiro foi bastante aplaudido e teve o nome cantado em ritmo da música “Aquarela do Brasil”, após marcar o terceiro gol do PSG. Antes, no anúncio da escalação pelo locutor oficial do estádio, Neymar, Cavani e Mbappé foram os jogadores que tiveram os nomes gritados de maneira mais forte pelos fãs nas arquibancadas.

– Gostamos de ver o Neymar jogando futebol assim, chamando a atenção pelos gols, dribles e passes, e não por reclamações ou situações pouco simpáticas. Todos sabem que ele é um grande jogador, e o Paris precisa da qualidade dele para ser campeão da Champions League, que é o principal sonho e objetivo da equipe. Hoje ele foi bastante aplaudido porque mereceu. Vamos ver nos próximos jogos e contra adversários mais fortes se essa mudança tática do Thomas Tuchel realmente vai funcionar – disse o torcedor francês Anthony Perret.

Líder com 100% de aproveitamento até agora, o Paris Saint-Germain volta a campo pela quarta rodada do Campeonato Francês no próximo sábado, contra o Nimes, fora de casa, às 12h (horário de Brasília).

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/no-meio-e-sem-quedas-neymar-sobe-no-conceito-de-torcida-e-imprensa-francesas.ghtml

Recomendado pelo Google: