header top bar

section content

Após morte de casal por peste bubônica, passageiros de avião são colocados em quarentena

Casal contraiu a doença ao comer uma marmota contaminada. Fronteira do país com a Rússia tem bloqueio sanitário

Por G1

05/05/2019 às 10h10

Passageiros terão que ficar em quarentena para evitar que a doença se espalhe

Passageiros de um avião que ia para Ulaanbaatar, capital da Mongólia, foram colocados em quarentena na sexta-feira (3) após a morte de duas pessoas por peste bubônica em Uglii, também na Mongólia.

O casal foi infectado após caçar e ingerir a carne de uma marmota. Um controle de fronteira entre Uglii e a cidade russa de Novosibirsk está fechado para evitar que a doença se espalhe.

Onze passageiros foram encaminhados diretamente para hospitais enquanto 150 foram examinados no aeroporto de Ulaanbaatar, segundo informações da revista “Newsweek”. Turistas europeus estão presos na cidade de Uglii, que também está em quarentena.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a peste pode matar em menos de 24 horas se não houver tratamento. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, que é encontrada em pequenos mamíferos roedores. Conhecida também como peste negra, a bactéria matou mais de 1/3 da população europeia no século 14.

A marmota é um mamífero roedor pouco maior que um esquilo — Foto: Pixabay

Contaminação

Segundo o jornal local “The Siberian Times”, o homem caçou a marmota na região de Uglii e se alimentou da carne do animal junto com sua esposa, que também morreu. Ele tinha 38 anos e sua morte foi confirmada no sábado (27). A esposa, de 37 anos, estava grávida e morreu três dias depois. Os dois eram nativos de Uglii.

“Apesar de ser proibido consumir marmotas no país, o paciente caçou o animal e comeu sua a carne junto com a esposa. A bactéria afetou o estômago dos dois”, explica o médico N.Tsogbadrakh, diretor do centro nacional de zoon.

Como a doença é altamente contagiosa, uma equipe isolou a cidade e turistas estrangeiros estão impedidos de sair de lá. O Ministério da Saúde do país afirma que a situação não é considerada crítica, mas que a quarentena na cidade pode durar até 21 dias.

elo menos 158 pessoas que tiveram contato com o casal morto estão sob supervisão médica na cidade. A fronteira de Uglii com a cidade russa de Novosibirsk está bloqueada até domingo (5).

O que é a peste bubônica?

A bactéria Yersinia pestis causa a peste, doença que pode aparecer em duas formas: a bubônica ou a pneumônica. Entre 2010 e 2015, foram 3.248 casos relatados em todo o mundo. No século 14, a peste chegou a matar 50 milhões de pessoas na Europa, segundo estimativas da OMS.

Hoje, a maior parte dos casos, segundo a OMS, está no Congo, Madagascar e Peru. No Brasil, o último caso foi registrado em 2005, no Ceará, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Na forma bubônica da peste, os linfonodos — pequenos conjuntos de células do sistema de defesa espalhados pelo corpo — ficam inflamados, formando o que se chama de “bubão pestoso”. Em fases avançadas da infecção, os linfonodos inflamados podem se transformar em feridas abertas, com pus.

Se não for tratada, a peste bubônica pode se agravar e se transformar em peste septicêmica. Nesse caso, a bactéria cai na corrente sanguínea e a infecção se espalha por todo o corpo.

A peste também pode aparecer nos pulmões — é a forma pneumônica da doença, a mais grave. Esse é o tipo que, se não for tratado, pode ser fatal entre 18 e 24 horas depois de aparecerem os primeiros sintomas, de acordo com a OMS.

Os sintomas mais comuns são a formação de feridas que soltam pus, além de febre, calafrios e náusea. As primeiras manifestações da doença aparecem entre um e sete dias após a infecção.

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/05/04/peste-bubonica-deixa-aviao-em-quarentena-apos-duas-mortes-na-siberia.ghtml

Recomendado pelo Google: