header top bar

section content

VÍDEO: Abastecimento de água por carros-pipa é suspenso em 14 cidades da Paraíba, sendo três no Sertão

Segundo o Exército Brasileiro, a interrupção temporária é para replanejar os calendários de distribuição, etapa que envolve atualização de dados nos sistemas

Por Luis Fernando Mifô

01/12/2025 às 17h06 • atualizado em 01/12/2025 às 17h16

O Exército Brasileiro confirmou que o abastecimento de água por meio da Operação Carro-Pipa (OCP) ficará suspenso até a próxima quarta-feira (03) em 14 cidades da Paraíba, sendo três delas no Sertão do estado.

A interrupção temporária é para replanejar os calendários de distribuição, etapa que envolve atualização de dados nos sistemas.

Entre as medidas previstas estão a revisão da população atendida, a contratação de pipeiros suplentes para equilibrar financeiramente as carradas e a implantação de novos pontos de abastecimento.

Para ser contemplado com a Operação Carro-Pipa, o município deve decretar situação de emergência ou calamidade pública, ter o reconhecimento federal e acionar o serviço por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Cidades afetadas pela suspensão no abastecimento por carros-pipa

Campina Grande
Água Branca
Montadas
Picuí
Tenório
Aroeiras
Gurjão
Parari
Salgado de São Félix
Sumé
Catolé do Rocha
Monteiro
Pedra Lavrada
São Bento

No dia 28 de novembro, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em 11 cidades afetadas por desastres nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Na Paraíba, o município que teve situação de emergência por estiagem reconhecida foi São João do Rio do Peixe, no Sertão.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: