header top bar

section content

Deputados destacam Dia Mundial de Alimentação e valorização do magistério

Vários deputados estaduais ocuparam a tribuna do plenário José Mariz, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), para repercutir sobre o 1º Encontro de Legisladores Paraibanos, promovido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e que reuniu vereadores e representantes de mais de 190 municípios do Estado. Os parlamentares também discursaram sobre o Dia Mundial da Alimentação, […]

Por

16/10/2013 às 15h25

Vários deputados estaduais ocuparam a tribuna do plenário José Mariz, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), para repercutir sobre o 1º Encontro de Legisladores Paraibanos, promovido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e que reuniu vereadores e representantes de mais de 190 municípios do Estado. Os parlamentares também discursaram sobre o Dia Mundial da Alimentação, o aniversário da cidade de Bananeiras e cobraram a valorização dos servidores que atuam no magistério.
A votação de projetos, entre outras matérias que integravam a Ordem do Dia foi prejudicada devido à falta de quórum regimental suficiente – 17 deputados estavam presentes, são necessários 19. Um dos primeiros a discursar foi o 1º vice-presidente da ALPB, Edmilson Soares (PEN). Ele destacou a importância da Casa do Estudante Estadual, que já abrigou grandes notáveis da política paraibana, entre outros ramos e que foi contemplada, recentemente, com nova estrutura. O parlamentar ainda destacou a atuação da presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Rosilene Gomes, na defesa do futebol paraibano.
Bado Venâncio (PEN) utilizou o painel eletrônico do plenário para apresentar imagens que denunciam o desperdício de água em estrutura da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na região de Cuité. “Temos que trazer ao conhecimento esse descalabro e por escrito solicitarei uma providência urgente da diretoria da Cagepa. Tratei na semana passada da escassez violenta de água na região do Curimataú e um desperdício desses é um crime”, lamentou o parlamentar.
Gervásio Maia (PMDB) denunciou a má qualidade da água distribuída pela rede de abastecimento da Cagepa, no município de Riacho dos Cavalos, localizado na microrregião de Catolé do Rocha. “Recebemos uma amostra dessa água e vamos encaminhá-la ao Ministério Público. A Cagepa sabe cobrar dos consumidores, mas não dá a qualidade necessária ao produto que ela negocia. O governador argumenta que a Companhia não funciona direito devido à falta de recursos, então cadê o empréstimo aprovado nesta casa? Ele não fala mais nada? Meses se passaram e o silêncio foi à melhor resposta”, comentou o peemedebista.
O deputado Raniery Paulino (PMDB), que ocupa a presidência da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, explicou que a ALPB pediu correção de trecho do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA 2014) ao Poder Executivo. Segundo ele, é preciso corrigir trecho da peça orçamentária referentes aos valores destinados à  Defensoria Pública Estadual, tratada no texto como órgão do governo, mas que possui prerrogativas de poder autônomo.
 
Valorização do professor
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) lamentou a ausência de motivos para comemorar, por parte dos profissionais da Educação. Ele afirmou que participou de uma ação desenvolvida com integrantes da Rede Estadual de Ensino nesta terça-feira (15), Dia do Professor, e que encaminhou ofício ao governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB) e a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, cobrando pleitos de interesse da categoria.
“Faço esse apelo para estabelecer uma relação de diálogo com essa categoria, pois, já que no próximo mês de janeiro eles discutirão novamente a questão salarial e lutarão pela recuperação das perdas. Os pleitos do pessoal do magistério são a implantação do piso salarial integral nacional e a definição imediata da carreira, além da manutenção do Plano de Cargos, Carreira e remuneração (PCCR)”, disse.
 
Aniversário de Bananeiras
Os deputados Raniery Paulino, Carlos Dunga (PTB) e Monaci Marques (PPS)  parabenizaram a cidade de Bananeiras pelo aniversário de 134 anos de emancipação política. “Uma terra rica na área de turismo, principalmente através do projeto “Caminhos do Frio”, grande também em história, além de personagens fortes em atuação política”, destacou Monaci.  
 
Dia Internacional da Alimentação
O deputado Frei Anastácio (PT) aproveitou a passagem do Dia Internacional da Alimentação para destacar a importância da agricultura familiar. O parlamentar argumentou que, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, o método foi considerado responsável pela produção de 75% dos produtos consumidos no Brasil, além de gerar 74,4% dos empregos registrados na zona rural.
Toinho do Sopão (PEN) argumentou que os governos precisam de ações mais eficazes para combater a fome e a desnutrição e citou ações pontuais como soluções paliativas. “Eles [os governantes] discutem inúmeras ações e pouco fazem para matar a fome das pessoas. Eu aplaudo quem destina, o mínimo que for, para ajudar ao próximo”, disse.
O líder da oposição, Anísio Maia (PT) criticou a falta de investimentos na área assistencial, sobretudo, em ações para o combate a fome. “Hoje é um dia importante, mas um dado que chama a atenção é que no nosso Estado 600 mil pessoas ainda passam fome. E o que tem sido feito nesse sentido? Qual a política implantada para reverter esse problema? É verdade que o problema foi agravado por causa da Seca, mas, as pessoas esperam por uma situação definitiva que ajude a superar o problema”, argumentou.
 
Encontro de Legisladores
A deputada Olenka Maranhão (PMDB) destacou a realização do 1º Encontro de Legisladores Paraibanos, ocorrido nesta terça-feira (15), no Hotel Tambaú. Segundo ela, a avaliação do público foi positiva e a ALPB marca um novo evento em sua agenda positiva. “Foi possível debater temas, com absoluta clareza, sobretudo a questão da licitação pública em todas as suas fases, desde o momento interno até o momento da habilitação, como fase final. A Assembleia deu uma contribuição construtiva para o dia a dia das Câmaras Municipais”, disse.
Assis Quintans (Democratas) afirmou que o encontro provocou uma convergência positiva entre os membros dos parlamentos estadual e municipais. “Foi um evento significativo, favorecendo uma classe menos favorecida, que são os vereadores, por meio de uma lucidez extraordinária desta mesa [diretora da ALPB]. Eu mesmo tive a oportunidade de me reciclar, pois, foi um dia inteiro de aula. Nós precisamos realizar mais eventos para destinar conhecimento aos membros do parlamento mirim”, frisou.
 
Emendas para a saúde
O deputado Assis Quintans ainda destacou a atuação da ALPB em campanhas de apoio ao combate aos cânceres de próstata e de mama, a exemplo do Outubro Rosa. Ele afirmou que vai destinar duas emendas próprias, no valor de R$ 1,5 milhão cada, para beneficiar os hospitais Napoleão Laureano, em João Pessoa e FAP, em Campina Grande. “Temos que ajudar, pois, as equipes dessas duas importantes instituições têm trabalhado diuturnamente para favorecer aos seus pacientes e para diminuir o sofrimento das pessoas que dependem da saúde pública paraibana”, justificou.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: