VÍDEO: Maranguape, terra de Chico Anysio, é a cidade com maior taxa proporcional de homicídios do Brasil
Além de Maranguape, outros dois municípios cearenses aparecem na lista entre as 10 cidades mais violentas no ano passado no Brasil
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), mostra que a cidade de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, é o município com a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024.
Em 2023 o município, que possui pouco mais de 108 mil habitantes, aparecia no oitavo lugar no ranking com o registro de 78 vítimas de MVI (Mortes Violentas Intencionais). Com crescimento de 11,5% no número de vítimas, a cidade contabilizou no ano passado, 87 mortes, atingindo taxa de 79,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes.
Assim como outras cidades do Ceará, o território é palco de uma disputa sangrenta entre duas facções criminosas, o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE).
LEIA TAMBÉM:
Entre as 10 cidades mais violentas do país em 2024, outros dois municípios cearenses aparecem na lista. Também na região metropolitana de Fortaleza, surgem em oitavo e nono lugar, respectivamente, Caucaia, que teve crescimento de 8,9% no número de vítimas de MVI, e Maracanaú, que assim como as outras duas, também sofre com o conflito entre facções criminosas.
Clique aqui e veja os dados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025.
Maranguape – Maranguape, que terminou 2024 como a cidade mais violenta do Brasil, também carrega outra face em sua história: foi lá que nasceu o humorista Chico Anysio, um dos maiores nomes do humor brasileiro. A cidade abriga a casa onde ele veio ao mundo e um museu dedicado à sua trajetória, contrastando com a dura realidade de violência que hoje marca o cotidiano dos moradores.
CEARÁ 1
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário