header top bar

section content

VÍDEO: Maranguape, terra de Chico Anysio, é a cidade com maior taxa proporcional de homicídios do Brasil

Além de Maranguape, outros dois municípios cearenses aparecem na lista entre as 10 cidades mais violentas no ano passado no Brasil

Por Luiz Adriano

24/07/2025 às 18h16 • atualizado em 25/07/2025 às 17h16

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), mostra que a cidade de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, é o município com a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024.

Em 2023 o município, que possui pouco mais de 108 mil habitantes, aparecia no oitavo lugar no ranking com o registro de 78 vítimas de MVI (Mortes Violentas Intencionais). Com crescimento de 11,5% no número de vítimas, a cidade contabilizou no ano passado, 87 mortes, atingindo taxa de 79,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

Assim como outras cidades do Ceará, o território é palco de uma disputa sangrenta entre duas facções criminosas, o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE).

Entre as 10 cidades mais violentas do país em 2024, outros dois municípios cearenses aparecem na lista. Também na região metropolitana de Fortaleza, surgem em oitavo e nono lugar, respectivamente, Caucaia, que teve crescimento de 8,9% no número de vítimas de MVI, e Maracanaú, que assim como as outras duas, também sofre com o conflito entre facções criminosas.

Clique aqui e veja os dados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025.

Maranguape – Maranguape, que terminou 2024 como a cidade mais violenta do Brasil, também carrega outra face em sua história: foi lá que nasceu o humorista Chico Anysio, um dos maiores nomes do humor brasileiro. A cidade abriga a casa onde ele veio ao mundo e um museu dedicado à sua trajetória, contrastando com a dura realidade de violência que hoje marca o cotidiano dos moradores.

CEARÁ 1⁠

Recomendado pelo Google: