VÍDEO: Levantamento revela que cerca de 65% dos feminicídios no Brasil ocorrem dentro da casa das vítimas
Governo Federal lançou o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, que estabelece um compromisso integrado entre os três Poderes para enfrentar a violência letal contra mulheres
Uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Justiça chama atenção para um dado alarmante sobre os feminicídios no país. A maioria deles ocorre dentro do ambiente que deveria ser o mais seguro para as mulheres: o lar onde elas moram.
O levantamento aponta que quase 65% dos feminicídios acontecem nas residências das vítimas, evidenciando a preocupante relação entre a violência letal e o contexto doméstico e familiar.
Na maioria dos casos, o agressor tem laços afetivos ou familiares com a vítima, como companheiros ou ex-companheiros. Isso indica uma situação ainda maior de vulnerabilidade das mulheres, o que dificulta a denúncia e a busca por ajuda.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Com 37 feminicídios em 2025 na Paraíba, delegada destaca importância da medida protetiva como prevenção
- VÍDEO: Heron Cid sobre o caso João Lima: "Homens precisam de uma nova consciência contra machismo enraizado"
- Vídeo: Advogado analisa prisão de empresário em João Pessoa e alerta para "epidemia" de violência doméstica
A análise demográfica da pesquisa revela também que 64% das vítimas de feminicídio no Brasil são mulheres negras. Além disso, a faixa etária mais afetada compreende mulheres entre 18 e 44 anos, que correspondem a 70% do total de óbitos.
Pacto nacional contra o feminicídio
Esses números reforçam a necessidade cada vez mais urgente de políticas públicas para proteger as mulheres. Por essa razão, o Governo Federal lançou, nessa quarta-feira (04), o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, com as presenças dos chefes dos Três Poderes, da primeira-dama Janja Silva, da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e outras autoridades.
O Pacto estabelece um compromisso integrado entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para enfrentar a violência letal contra mulheres, com ações de prevenção, proteção, responsabilização de agressores e garantia de direitos.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário