header top bar

section content

Região de Cajazeiras, Sousa e outras cidades do Sertão têm mais eleitores que habitantes

O “fenômeno” também se estende para o município de Bom Jesus, região de Cajazeiras, que tem 49 eleitores a mais dos habitantes da cidade.

Por

29/06/2014 às 12h52

TRE deve apurar o caso em toda Paraíba

Um novo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou que o eleitorado de 16 municípios da Paraíba, é menor que a população definida pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

O “fenômeno” também se estende para o município de Bom Jesus, região de Cajazeiras que tem 49 eleitores a mais dos habitantes da cidade. O município de Santa Helena, também da região de Cajazeiras está na lista.

Outros municípios do Sertao estão na lista, são eles: Cajazeirinhas, Lastro, Santa Inês e São Domingos de Pombal.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vai promover um novo recadastramento biométrico nos municípios, após as eleições deste ano, devendo priorizar onde há desproporcionalidade entre eleitores e habitantes.

O TRE já decidiu que vai proceder a revisão do eleitorado. O pedido foi encaminhado pelo diretório municipal do PTB, através de seu presidente, Oliveira Cosmo Barbosa. A argumentação foi de que o município conta atualmente com 5.339 eleitores, enquanto que sua população, de acordo com o último censo do IBGE do ano de 2010, é de 5.155 habitantes.

Meta
O presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Benevides, adiantou que a Corte pretende promover o recadastramento biométrico em todas as cidades da Paraíba até 2016, embora a meta do TSE seja 2018.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:

Recomendado para você pelo google

PADROEIRO

VÍDEO: Festividades de São José, em Bom Jesus, chegam ao fim com eventos de esporte e shows no distrito

COM OLIVAN PEREIRA

VÍDEO: Nomeações em Cajazeiras, dia de São José e Zona Azul são os destaques do Direto ao Ponto de hoje

INDICAÇÕES DE CARGOS

VÍDEO: ‘Caça às bruxas’ de Jeová e Júnior pode render 2 mil votos para Zé Aldemir em 2020, diz colunista

INCENTIVO À CULTURA

VÍDEO: Projetos aprovados pelo FUMINC em Cajazeiras poderão ser anunciados na segunda semana de abril