header top bar

section content

VÍDEO: Adriano Galdino se emociona ao visitar casa onde Lula viveu com a mãe e os irmãos, em Pernambuco

A residência é de barro e taipa, com apenas 21 m². Hoje, é uma espécie de museu para visitação. Dentro ainda existem objetos da época em que a família Silva morava

Por Luis Fernando Mifô

16/07/2025 às 16h37 • atualizado em 16/07/2025 às 16h42

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), se emocionou ao visitar nesta terça-feira (15) a Casa Dona Lindu, local onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu com a mãe, dona Lindu, e mais 5 irmãos. A casa fica no sítio Vargem Comprida, em Caetés, que na época era distrito de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

A residência é de barro e taipa, com apenas 21 m². Hoje, é uma espécie de museu para visitação. Dentro ainda existem objetos da época em que a família Silva morava, como uma máquina de costura, um pote de barro, uma cama, uma mala, um fogão a lenha de barro, entre outros.

Nas redes sociais, Adriano Galdino escreveu que estava realizando um sonho. “Daquele chão simples, de uma infância marcada pela pobreza e pelas dificuldades, surgiu uma das maiores lideranças populares do mundo. A história de Lula é a prova viva de que não podemos desistir dos nossos sonhos, por mais difíceis que pareçam”, disse o deputado.

Adriano Galdino e sua esposa, Eliane, na Casa Dona Lindu (Foto: Arquivo Pessoal)

Dona Lindu e os seis filhos deixaram Caetés com destino a São Paulo em dezembro de 1952, em um pau de arara com cerca de 60 pessoas, para fugir da fome e da seca. Em São Paulo, Lula trabalhou como torneiro mecânico, virou sindicalista e presidente da República três vezes.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: