Alheio à vontade das ruas deputado sertanejo se posiciona contrário a extinção do voto secreto
Segundo o deputado, o voto secreto impede a ¨pressão por parte daqueles interessados na aprovação da respectiva matéria na Assembleia
Mesmo com a nítida pretensão da maioria dos parlamentares na Casa de Epitácio Pessoa pela extinção do voto secreto, o deputado estadual da cidade de Patos, Antônio Mineral (PSDB) não se conteve e mesmo com um forte clamor popular exigindo mais transparência nas votações das casas legislativas, demonstrou convicção na manutenção do voto secreto.
Segundo o deputado, o voto secreto impede a ‘pressão’ por parte daqueles interessados na aprovação da respectiva matéria na Assembleia Legislativa.
“Eu acho que deveria ter o voto secreto, pois é um voto que você não está mostrando em quem está votando, assim como o eleitor que vai para as urnas e vai secreto, ele leva o seu candidato no seu coração e na sua cabeça, agora só ele sabendo em quem vota”, justificou.
Mineral disse que o voto secreto beneficia diretamente a sociedade, pois o detentor de mandato não fica com ‘amarras’ junto ao executivo.
“O voto secreto é algo que vai com o parlamentar na hora de depositar sua escolha. Se ele tem um executivo que manipula o seu voto, então no voto secreto ele vai votar de acordo com o que é melhor para a população. Acho o voto secreto mais viável, até porque o parlamentar pode votar a pedido do povo e vota a pedido da maioria e não de pressões políticas”, pontuou Mineral.
Sentimento discordado pelos deputados Anisio Maia (PT), Jutahy Menezes (PRB) e Iraê Lucena (PMDB) que elaboraram projetos com o intuito de eliminar o voto secreto na Casa de Epitácio Pessoa.
O fim do voto secreto na Assembleia Legislativa da Paraíba foi uma das bandeiras dos protestos realizados nos últimos dias em João Pessoa. O tema foi apresentado através de Projeto de Lei pelo deputado federal, Ruy Carneiro (PSDB-PB), enquanto deputado estadual, por três oportunidades.
"Naquele instante os deputados estaduais derrotaram meus projetos, mas os textos continuam à disposição da Assembleia. Basta que algum deputado estadual o apresente novamente" comentou Ruy Carneiro.
O parlamentar acredita que a Assembleia da Paraíba vai seguir o exemplo de outras Casas legislativas do Brasil, como na Assembleia de Minas Gerais e na Câmara de Vereadores de João Pessoa. “Espero que os nossos deputados estaduais sigam esse exemplo e apresentem aos paraibanos o fim do voto secreto. Isso representa vigilância cidadã e compromisso com a transparência. Estou satisfeito com a retomada desse debate na Paraíba e confiante na vitória do povo”, afirmou Ruy Carneiro.
DIÁRIO DO SERTÃO com PBAgora
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário