header top bar

section content

Confira o que marcou o debate do Diário do Sertão entre os candidatos a prefeito de Sousa

O debate promovido pelo Diário do Sertão entre os candidatos a prefeito de Sousa também foi realizado com sucesso.

Por

28/09/2012 às 16h39

/

Candidatos apresentaram suas proposta para governar Sousa durante do debate promovido pelo Portal Diário do Sertão

O primeiro debate online, promovido pelo Portal Diário do Sertão, nesta sexta-feira (27), com os candidatos a prefeito da cidade iniciou, através de sorteio, com a fala do candidato J. Cândido (PSOL), que disse querer ser prefeito de Sousa porque quer fazer algo mais do que os outros já fizeram, pois sabe fazer.

André Gadelha (PMDB) foi o segundo sorteado a falar e disse que ser prefeito de Sousa porque ama a cidade, sendo merecedor de ter um prefeito filho da terra e presente. Segundo o peemedebista, quer levar Sousa ao desenvolvimento e administrar com o coração.

Lindolfo Pires (DEM), o terceiro sorteado, afirmou que quer ser prefeito de Sousa porque tem experiência e sente-se preparado para administrar a cidade em que nasceu e continuar o trabalho do atual prefeito Fábio Tyrone (PTB). O democrata apresentou também, propostas para saúde e moradia e disparou: “Sou o candidato Ficha Limpa”.

Temas sugeridos
O candidato do PSOL foi sorteado para perguntar a André sobre o trânsito de Sousa. O peemedebista disse que o problema é nacional, mas tem grandes planos para melhorias do tráfego urbano, afirmando também que vai tirar os canteiros centrais para melhor a mobilidade urbana. Ele disse que pensa em construir um viaduto porque tem que pensar a cidade grande. Lindolfo comentou e alfinetou o adversário “Não vi nenhuma proposta de André, mas eu tenho”. Precisamos fazer uma ponte, interligar algumas ruas e construir uma perimetral.

André perguntou ao democrata acerca de industrialização e quis o que fazer com a produção do coco e com as festividades do coco. Lindolfo disse que pretende incentivar vindas de empresas para cidade com o apoio do Governador Ricardo Coutinho (PSB), inclusive já contatou alguns empresários interessados. J. Cândido comentou e afirmou que festa do coco não existe, pois o que se vê é incentivo ao alcoolismo e a prostituição.

Lindolfo perguntou sobre o DAESA e quis saber do candidato do PSOL o que fazer com a dívida enorme da empresa. J. Cândido afirmou que achava que já havia sido paga e detonou: “A solução é trocar os candidatos e ironizou, meu plano de Governo custa agora R$ 5,00, porque copiaram no último debate”. André comentou e afirmou que quer que o DAESA continue, pois, é uma conquista da cidade. “Foi uma guerra para conseguir beneficiar os pobres e o candidato que não gosta de pobre quer devolver ao Estado”

O candidato do PSOL, perguntou a Lindolfo sobre propostas para os agricultores. O democrata disse que tem propostas para a Zona Rural e vai incentivar o produtor, para que a bacia leiteira da região passe a ser atrativa. André comentou e disse que vai investir muito na área, além de comprar máquinas perfuratriz, incentivar ao produtor produzir mais e melhor e atacou: “Não vamos permitir que os filhos de Sousa mendiguem xícaras de leite a governador nenhum”

Lindolfo perguntou ao peemedebista sobre a infraestrutura da cidade. André afirmou que a cidade precisa investir no esgotamento sanitário e detonou: “Vamos descobrir a caixa preta. Queremos saber para onde foram os R$ 8 milhões do esgotamento sanitário que nada foi realizado”. Ele disse que vai investir muito no saneamento básico, sáude – que é a pior do Estado – e calçar as ruas de Sousa. J. Cândido retrucou e pediu que André mudasse o discurso, pois “toda unanimidade é burra”. Ele atacou também Lindolfo, que segundo ele, promete muito e nada faz.

André quis saber do candidato do PSOL qual o seu critério de escolha do secretariado. J. Cândido disse que seu secretariado será pelo povo, pois, não tem “nenhum faminto ‘empresário’ financiando sua campanha. Lindolfo disse que o seu critério será a competência. “Ninguém da minha família fará parte do meu Governo” e alfinetou André “diferente de você que sua esposa e sua irmã receberam salários milionários”.

/

Kaliel Conrado foi o mediador do debate ao seu lado as advogadas que lhe assessoravam nos direitos de respostas

Temas livres
J. Cândido perguntou ao pemedebista sobre a “Carta Marcada”, processo judicial ao qual o candidato responde e André afirmou ser “Ficha Limpa”, pois vai provar que é limpo e vai ganhar as eleições. “Querem denegrir minha imagem, mas venho aqui discutir projetos, porque no atual Governo faltou tudo”.

André perguntou a Lindolfo qual o valor que o candidato repassou da Assembleia Legislativa para a candidata a vice-prefeita, Johana Estrela (PDT). O peemedebista declarou que fez tudo dentro da lei, diferente do seu opositor “Não sou Ficha Suja como você”. Você faz parte do processo “Carta Marcada” e foi condenado pelo polícia Federal. André respondeu dizendo que a justiça existe e tudo vai ser provado sobre sua inocência, além de pedir calma ao candidato Lindolfo e disparou “Você está desesperado”

Lindolfo perguntou a J. Cândido sobre a saúde pública. O candidato do PSOL atacou dizendo que os governos não investem em educação porque eles e seus familiares têm planos de saúde particular e não precisam do SUS. Lindolfo disse que vai dá continuidade ao projeto do prefeito Tyrone e lembrou algumas medidas e ações implantadas pelo atual prefeito, além de propor instalar um hospital de trauma em Sousa. J. Cândido ironizou: “Não espere para janeiro, peça ao prefeito que é seu aliado”.

J. Cândido perguntou sobre o dinheiro da Assembleia que foi distribuído entre seus parentes. Lindolfo reforçou que existe uma lei na Assembleia. “Não tenho um centavo na minha conta. Tenho uma vida pública limpa”. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar propostas de asfaltar três ruas e construir 800 casas para os carentes.

Lindolfo perguntou a André sobre a compra de combustível pela prefeitura em seu posto quando era vice-prefeito. O peemedebista taxou Lindolfo de desinformado, pois, desde o ano de 2000 não faz parte da administração do posto. Ele disse que Sousa quer ouvir propostas e não denigrir a imagem dos candidatos. O peemdebista voltou a atacar: “diminua o tamanho de suas mentiras. Você é Ficha Suja, porque falsifica assinatura dos concorrentes em licitações”. André retrucou: “Isso é desespero de quem não vai ganhar a eleição. Precisa disso não Lindolfo. Vou mostrar que vou ganhar os processos na justiça um por um”

André perguntou sobre o IDEB, que obteve baixos índices, além do suposto constrangimento do seu filho dentro da escola. O candidato do PSOL disse que ficou muito triste com o ocorrido, pois a merenda servida na escola municipal é “munguzá” e seu filho foi constrangido por isso. “Quando mexem com meus filhos viro bicho”. 
 

/

José Rodolfo foi uma das convidados para fazer pergunta aos candidatos. Ela representou a União Regional das Associações comunitárias

Perguntas dos convidados
Pastor Juvenal Ferreira quis saber sobre a falta de patrocínio da “Marcha para Jesus”. J. Cândido foi o sorteado para responder, que disse não entender a falta de incentivo a religiosidade. “Da forma que existem recursos para festa do coco e São João tem que ter incentivo para a religião”.

O representante dos funcionários públicos, Romel Dantas, perguntou sobre o pagamento do funcionalismo. André foi sorteado e se comprometeu a pagara em dia, repassar o dinheiro do INSS, aumentar os salários e equiparar os vencimentos dos aposentados e pensionistas. “Vou realizar seu sonho Romel, vou assegurar todos os seus direitos”.

O representante da União Regional das Associações comunitárias (URAC), José Rodolfo, indagou sobre o DAESA. Lindolfo respondeu e se comprometeu a resolver o problema da falta de água nas áreas dos Núcleos e São Gonçalo. “Vou fortalecer o DAESA e negociar o débito junto ao Governo, que foi deixado por outros governos”.

André Maciel, representante dos mototaxista, quis saber sobre a organização da categoria. O candidato sorteado foi J. Cândido, que taxou o Governo de perseguidor, pois, o dinheiro que ganham somente dá para emplacar a moto no final do ano e contra atacou Lindolfo: “o deputado do demo”. O candidato do PSOL propôs gratuidade fiscal.

Perguntas dos internautas substituindo dois convidados que faltaram
Júnior, perguntou sobre propostas para os universitários. O candidato sorteado foi André Gadelha, que propôs incentivar os escritórios de advocacia para que os estudantes do curso de direito fiquem na cidade após o curso, além de instalar mais bibliotecas e gerar emprego. “Vamos deixar de trocar voto por empregos da prefeitura”

Ricardo, quis saber sobre o relacionamento com a oposição. “Terá perseguição?”. Lindolfo respondeu dizendo que relação será respeitosa. Segundo o peemedebista, a oposição terá acesso ao seu Governo. “É salutar que exista a oposição. Quero que a oposição me cobre”.

/

Os presentes acompanhavam com atenção as propostas dos candidatos, entre eles representantes da Igreja, Polícia e OAB.

Perguntas dos internautas
Antonio, quis saber sobre a cultura. O candidato do PMDB foi sorteado e disse que vai incentivar todas as representações culturais, pois são dons doados por Deus, além de incentivar o Esporte e instalar escolas voltadas para a área.

Natália, perguntou sobre o pagamento em dia do funcionalismo. O candidato sorteado foi Lindolfo, que se comprometeu a continuar pagando em dia e dentro do mês trabalhado, como ocorre no Governo de Tyrone. “Não vou pagar por cara, nem por letra. Vou pagar integralmente em dia, inclusive o Piso Salarial dos professores”.

Mikael, quis saber se o candidato for contrário ao Governo Estadual, como atrair recurso?
O candidato do PSOL respondeu dizendo que além do Governo Estadual existe o Governo Federal e declarou: “Não é o meu Governo que vai fazer oposição ao governador, mas o governador que vai fazer oposição ao meu Governo”.

O debate foi finalizado com as considerações finais dos três candidatos. Lindolfo agradeceu ao Portal Diário do sertão pela oportunidade e disse que vai cumprir todas as suas propostas de Governo.

André agradeceu a militância e chamou o eleitor para um “vote independente. Escolha o melhor para Sousa”. Já J. Cândido, também agradeceu ao diário do Sertão pela oportunidade igual de mostrar as propostas de Governo, bem como a sua militância.

Veja também:

– Confira o que marcou o debate do Diário do Sertão entre os candidatos a prefeito na cidade de Cajazeiras

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: