header top bar

section content

Confira a coluna Faisqueira

As quentes da politica sertaneja do Jornal Gazeta

Por

28/08/2009 às 08h52

Vaso ruim
No último dia 22, quando várias pessoas aguardavam no Aeroporto Antonio Tomaz, em Cajazeiras, o governador José Maranhão, um pequeno grupo de pessoas de São João do Rio do Peixe comentava o acidente automobilístico sofrido pelo prefeito Lavoisier Dantas, ocorrido no dia 18. Felizmente não aconteceu nada com o prefeito, disse um, mas um outro foi logo completando a frase: é… vaso ruim não quebra mesmo, não é? Era um oposicionista do rabo fino.

Marcha ré
O prefeito de Poço Dantas, Itamar Moreira, vinha no meio do caminho, no último dia 22, para prestigiar a visita do governador José Maranhão a cidade de Cajazeiras, mas quando chegou em São João deu uma curva no carro e voltou pra casa. O motivo da ré gira em torno da insatisfação que vem existindo por parte de Itamar com o governo de Zé Maranhão. “Enquanto eu dei uma avalanche de votos a Zé Maranhão, estou recebendo um terremoto de negativas”, teria dito Itamar a alguns auxiliares de Maranhão.

Marcha ré 2
Mas não foi somente o prefeito Itamar Dantas que não compareceu a Cajazeiras. Dos 15 prefeitos da Região do Alto Piranhas somente os prefeitos de Carrapateira, Bom Jesus e Triunfo deram o ar de sua graça na recepção do aeroporto. Tem prefeito querendo que o governador opere milagres em seu município. É ruim eim?

Promessa e reza
O deputado estadual Jeová Campos (PT) tem aumentado o número de suas promessas e estendido as suas rezas até a madrugada para que o ex-prefeito Carlos Antonio não se lance candidato a deputado federal. Isto acontecendo poderá prejudicar sensivelmente o seu projeto de se eleger deputado federal.

Promessa e reza 2
O fato é que o senador Efraim Morais (DEM) estaria defendendo o nome de Carlos como o candidato de seu partido. “Carlos é o melhor nome desta região”, diz Efraim, completando: retiro o nome de meu filho desta área e redistribuo com Carlos e ainda terá a ajuda do partido, incluindo outras cidades do estado.

Promessa e reza 3
O senador Efraim teve esta conversa com amigos e correligionários de Cajazeiras, no último dia 22. Estas pessoas externaram ainda suas preocupações com relação a não eleição de um representante de Cajazeiras junto a Assembléia Legislativa do Estado, caso saiam como candidatos José Aldemir e Carlos Antonio, pela oposição. Haveria um racha o que não é bom para Cajazeiras. Tudo só depende dos dois, disse ainda Efraim.

Promessa e reza 4
Na possibilidade de uma dobradinha de Carlos com Zé Aldemir em toda esta região poderia abrir a possibilidade da eleição dos dois, já que no DEM tem grandes puxadores de votos, mesmo a legenda exigindo um número de votos bastante alto. Ainda teríamos a vantagem de uma polarização entre o candidato da situação, no caso Antonio Vituriano (PMDB), pai do prefeito Léo Abreu (PSB), o que poderia evitar uma “evasão” de votos para “candidatos de fora”. Seria quase uma eleição majoritária.

IPAM

Este instituto foi criado com a finalidade de se livrar do INSS, que a qualquer atraso bloqueava os repasses federais destinados ao município de Cajazeiras. Como o presidente Lula fez um novo acordo para ampliar o prazo ainda mais poderá se constituir numa saída para regularizar a situação da prefeitura com o órgão previdenciário. Não deixa de ser uma relação incestuosa entre a prefeitura e o IPAM e mês a mês vai se tornando cada vez mais difícil o pagamento desta “pequena” divida, que estaria acima de oito milhões de reais.

Intriga da oposição
O prefeito de Monte Horebe, Erivan Guarita, disse que os boatos sobre a sua cassação não passam de intriga da oposição. Ele disse que quem foi cassada no seu município foi a própria oposição, mas através do voto livre e soberano do povo de sua terra.

Licitação
A prefeitura municipal de Cajazeiras teria aproveitado o Decreto de Emergência para realizar compras sem licitação num valor equivalente a 8 milhões de reais. Comprovando-se esta ação, Dr. Léo poderá ter algumas dores de cabeça, porque no meio destas compras teriam algumas que não se enquadram no referido decreto. Pode-se creditar esta futura dor de cabeça a sua assessoria, que não teria lido até o final a Lei de Licitação.

Do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: