header top bar

section content

VÍDEO: “Começos e recomeços”, Pr. Samuel diz que é preciso aliviar a bagagem para prosseguir na jornada de fé

Na conclusão da mensagem, o sacerdote deu continuidade à história de Abraão e explicou que a presença de seu sobrinho Ló, era "um peso extra, como uma 'mala sem alça'"

Por Luiz Adriano

04/01/2024 às 17h17 • atualizado em 04/01/2024 às 17h21

Foi veiculado na TV Diário do Sertão mais uma ministração do pastor Samuel Silva, do estado de São Paulo. A mensagem que tem por título: Começos e Recomeços, parte IV, abordou as chamadas “resoluções de fim de ano”, que correspondem às promessas de mudanças que muitos fazem a si mesmos, planos para serem colocados em prática a partir de 1º de janeiro.

Em continuidade à sua fala sobre a história de Abraão, o pastor Samuel Silva refletiu a meditação de que na jornada do patriarca houve um recomeço, enfatizando que uma das questões que se levanta é em relação ao que deve ou não ser levado. “Em casos de períodos de transição nas nossas vidas pessoais, é normal que uma série de planos nos acompanhem. Talvez alguns até mesmo frustrados, porém, prosseguimos com eles, na esperança de que eles ainda irão se realizar”, introduziu.

No caso de Abrão, uma vez que ele foi escolhido por DEUS para se tornar o pai de uma numerosa nação, cabia a ele, segundo o pregador, responder em fé, arrumar as malas e iniciar a jornada.

“Em Gênesis 13:1 lemos que então ‘…Abrão saiu do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele’. Cabe mencionar que, apesar de Ló ser adotado pelo seu tio e prosseguir com Abrão – por uma série de implicações sociais – o chamado de Deus era pessoal e intransferível”, enfatizou o pastor.

“Queridos, o que estamos compartilhando aqui da palavra de DEUS é um conhecimento mais profundo, que pode até mesmo chocar alguns, porém segundo o teólogo Peter Scazzero, a vida cristã não é linear. O chamado para seguir os planos e os projetos de Deus não são lineares. Isso quer dizer que nós enfrentamos desconfortos, momentos de crise profunda, conflitos por causa de alguém que, às vezes, é até membro da mesma família, do mesmo sangue, mas cuja convivência se torna prejudicial e impossível”, reforçou o pastor Samuel.

Ele disse que “no recomeço de Abrão, nos planos de Deus para o começo da sua nação, por meio do seu servo Abrão, seu sobrinho Ló não estava incluído. Esse homem se tornou parte da bagagem de Abrão, um peso extra, como uma ‘mala sem alça’. Nós não temos todos os registros sobre a ida de Ló com Abrão, mas o simples fato dele estar caminhando na mesma direção implicava, por si só, em problemas desnecessários”.

Ainda de acordo com a pregação, Abrão por fim reconheceu que Ló era uma bagagem que deveria ser deixada ao longo do caminho e então propôs uma separação de forma pacífica, baseada nas suas convicções e fé, dando ao sobrinho o direito de escolha. “Ló, como homem carnal, escolheu para si as terras conforme aquilo que ele via; aquilo que agrada os olhos da concupiscência da sua carne”, pontuou.

Conforme a explanação bíblica, após Ló decidir seu lugar de moradia, Abrão permaneceu na terra que Deus havia prometido que lhe seria dada por herança – Canaã. “Encontramos em Gênesis 13:14 – 17 o selo de Deus sobre esse recomeço: ‘Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste. […] Levante-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu te darei’”, acrescentou o pastor.

“Assim, comecemos a nossa jornada de fé aliviando a bagagem e, também, estabelecendo marcas e construindo altares à medida que Deus nos fala”, concluiu.

Pastor Samuel Silva – Foto: divulgação

PASTOR SAMUEL SILVA

O pastor Samuel Silva é nascido no Rio Grande do Norte, casado com a irmã Suely e tem dois filhos: Samuel Wesley e Joseph.

É Graduado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (ES) e pela Escola Antioquia-Vale da Benção (SP); Pós-Graduado em Liderança Missional pela Saint John University (Reino Unido) e Mestre em História pela Faculdade Teológica Batista São Paulo.

Sua atuação é centrada em mobilização missionária há mais de duas décadas.

Durante dez anos residiu na Inglaterra, quando conviveu com pessoas de fé islâmica. Essa experiência o direcionou a se aprofundar no estudo comparado da religião islâmica, suas crenças e práticas.

Atualmente trabalha em São Paulo, na Igreja Batista do Povo, com mobilização missionária e plantação de igrejas no Sertão do Brasil.

SIGA O PASTOR NAS REDES SOCIAIS

Sitehttps://samuelsilva.com.br/
Instagramhttps://instagram.com/prsamuelsilva_?utm_source=qr
Facebookhttps://www.facebook.com/aosolhosdoisla?mibextid=LQQJ4d

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: