header top bar

section content

VÍDEO: Especialista faz alerta sobre uso de antibióticos contra bactérias intestinais em pessoas obesas

Microbiologista explica que as bactérias intestinais de pessoas obesas transformam em maior carga calórica o que consomem

Por Jocivan Pinheiro

12/03/2021 às 16h24 • atualizado em 12/03/2021 às 16h28

Talvez poucos saibam que existe uma relação direta entre bactérias intestinais e obesidade. No programa Balanço Diário, o pós-doutor em Microbiologia Alessandro Silveira explica que as bactérias intestinais atual diferente em pessoas com sobrepeso.

Segundo ele, as bactérias intestinais de pessoas obesas transformam em maior carga calórica tudo que consomem. Por isso, existe a tendência dessas pessoas engordarem mais.

VEJA TAMBÉM: Esportista cearense supera obesidade e sonha em participar da Corrida de São Silvestre

Teste com ratos de laboratório mostraram que ao fazer a troca de bactérias entre um animal obeso e outro magro, houve perda de peso no obeso e ganho de peso no magro.

Para combater tais bactérias, poderiam ser ministrados antibióticos. O problema é que, segundo Alessandro Silveira, antibióticos também provocam ganho de peso. Por isso ele pondera que haja consulta médica antes de tomar.

“Eu não sou contra o uso de antibióticos, eu sou contra o uso de antibióticos desnecessários. Em uma infecção bacteriana, você vai ter que usar antibióticos, mas quem vai poder dizer isso? Seu médico. Só ele vai poder dizer se você tem realmente a necessidade de utilizar antibióticos”, aconselha o especialista.

“A gente sabe que a humanidade vive uma epidemia de obesfdade que já dura mais ou menos oitenta anos, que é exatemente o início da antibioterapia, quando foi descoberta a penicilina”, completa.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: