header top bar

section content

VÍDEO: 15 estados já aprovaram distribuição gratuita de maconha medicinal pelo SUS

A cannabis vem sendo utilizada com sucesso no tratamento várias doenças, como, por exemplo, epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade, Parkinson, entre outras

Por Portal Diário

05/01/2024 às 16h54 • atualizado em 05/01/2024 às 17h00

Pelo menos 15 estados já aprovaram leis para distribuição gratuita de maconha medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em dezembro, o governo de São Paulo publicou a regulamentação da sua lei que permite a distribuição de remédios à base de cannabis.

São Paulo se junta a outros 14 estados do Brasil que já aprovaram suas leis. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Mas é importante destacar que os medicamentos devem ter registro de certificação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os interessados devem apresentar receita médica que justifique o tratamento à base de cannabis.

A cannabis vem sendo utilizada com sucesso no tratamento várias doenças, como, por exemplo, epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade, Parkinson, entre outras.

Geralmente o paciente usa óleos, pomadas, extratos ou medicamentos feitos a partir de substâncias presentes na maconha (alguns já disponíveis em farmácias).

Por outro lado, o uso recreativo segue proibido no Brasil, ou seja, fumar um cigarro com as flores da planta cannabis sativa ou ingerir misturada a alimentos ainda não é legalizado. Enquanto isso, no Supremo Tribunal Federal (STF) está em discussão a liberação do porte para consumo próprio.

Desmistificando

Para informar e até para desmistificar as polêmicas que envolvem a cannabis, é importante saber que trata-se de um gênero de plantas originadas na Ásia há milhares de anos e que se popularizou chamar de maconha ou marijuana.

Existem três espécies: cannabis sativa, cannabis indica e cannabis ruderalis, sendo as duas primeiras as mais populares. Inicialmente ela foi utilizada para a produção de fibra de tecidos, mas hoje também é aplicada na medicina e na indústria.

O canabidiol (CDB) é a substância presente na cannabis sativa responsável pelo efeito relaxante. Na indústria farmacêutica, ele funciona como analgésico, sedativo e anticonvulsivo no tratamento de doenças como esclerose múltipla, epilepsia, Parkinson, esquizofrenia e dores crônicas.

Já o THC é a substância capaz de criar as sensações de euforia e prazer, além de outros efeitos buscados por quem faz o uso recreativo. Contudo, o ativo também possui efeitos terapêuticos e é utilizado como antidepressivo, estimulante de apetite e anticonvulsivo.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: