header top bar

section content

VÍDEO: Governador sanciona lei que obriga bares e restaurantes a treinar funcionários na manobra de Heimlich

O texto diz ainda que o treinamento em bares, lanchonetes e restaurantes deve ser renovado anualmente por profissional da área de saúde com habilitação para ministrar noções de primeiros socorros

Por Luis Fernando Mifô

14/10/2025 às 11h00 • atualizado em 14/10/2025 às 19h44

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou e publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14) a Lei 13.985, aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, lanchonetes e restaurantes promoverem treinamento de funcionários para realizarem manobra de Heimlich em casos de engasgo.

Segundo a lei, de autoria do deputado Felipe Leitão (Republicanos), esses estabelecimentos devem oferecer treinamento prático aos colaboradores e afixar em local visível cartazes sobre essa modalidade de primeiros socorros.

O texto diz ainda que o treinamento deve ser renovado anualmente e pode ser feito por profissional da área de saúde com habilitação para ministrar noções de primeiros socorros.

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado” durante a deglutição. É considerado uma emergência, e em casos graves pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo.

Em bebês – Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Em crianças e adultos – Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Atenção – Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: