header top bar

section content

Raimundo Lira e Ministro da Integração supervisam obras da transposição em São José de Piranhas

A visita será nesta sexta-feira (25), durante todo o dia.

Por

24/09/2015 às 17h31

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, confirmou nesta quarta-feira (23) que fará uma visita de supervisão, junto com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, às obras do Eixo Norte da Transposição. Será nesta sexta-feira (25), durante todo o dia.
 
A confirmação foi feita pelo próprio senador paraibano, durante sessão que presidiu, no Senado Federal. Raimundo Lira, Gilberto Occhi e outros parlamentares que compõem as comissões do Senado e da Câmara dos Deputados, deixarão Brasília em Avião da Força Aérea Brasileira às 6h da manhã da sexta-feira, de onde seguirão, inicialmente, para a cidade de Juazeiro do Norte-CE. Eles passarão o dia inteiro fazendo a supervisão e retornarão à capital federal no final do dia, saindo de Petrolina-PE.
 
Raimundo Lira confirmou que a visita será feita no Eixo Norte, inclusive no canteiro de obras de São José de Piranhas, na Paraíba, onde fica o Túnel Cuncas, o maior do Brasil em construção – parte integrante do projeto de integração de bacias do São Francisco.
 
“Na próxima sexta-feira, na condição de presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco, juntamente com o senador Elmano Férrer (PTB-PI) e também dessa comissão, e da Câmara dos Deputados, iremos com o Ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, fazer uma visita ao Eixo Norte da transposição o Rio São Francisco”, disse o senador paraibano, da presidência do Senado.
 
Ele também confirmou que estará na Paraíba, durante a visita, para inspecionar as obras do Túnel Cuncas. “Iremos, inclusive, visitar as obras na cidade de São José de Piranhas, na Paraíba, para supervisionar o grande túnel de Cuncas, que é o maior do Brasil, e ver como é que está o andamento das obras da transposição, tão importante para o povo nordestino”, afirmou Lira.
 
O Senador confirmou que, de acordo com a programação oficial, a visita começará pela Barragem de Engenheiro Ávidos e pelo Túnel Cuncas, na Paraíba, de onde seguirão, depois, para outros trechos da transposição, terminando em Petrolina-PE.
 
Revitalização – Raimundo Lira sempre defendeu a revitalização do Rio São Francisco. Ele apresentou o Projeto de Lei (PLS 429/2015) que visa garantir o fortalecimento do rio e diminuir a sua degradação. No entendimento de Lira, o Velho Chico precisa ser revitalizado para levar água para mais de 12 milhões de nordestinos.
 
Em debate realizado em maio, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que as obras de transposição do São Francisco estarão finalizadas em 2017. A obra, iniciada em 2007 e orçada em R$ 8,2 bilhões, está com mais de 70% pronta.
 
O projeto contempla 477 quilômetros de canais – formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) – para conduzir a água no semiárido nordestino. As obras garantirão segurança hídrica para 12 milhões de habitantes de 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
 
Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: