Mulheres de Cajazeiras discutem câncer de mama, dão detalhes de exame, sintomas e tratamento
Além de destacarem a programação executada em todo este mês do Outubro Rosa, foi citado o fato de homens também estarem sujeitos ao câncer de mama.
O programa Interview Debate exibido pela TV Diário do Sertão nesta quinta-feira (17) discutiu sobre o Outubro Rosa. Na ocasião, a secretária de Políticas Públicas, Josefa Vieira, a secretária de Políticas para as Mulheres, Andréa Coutinho, a doutora Gorete Andrade, representando o grupo Amigos do Peito e Francismeire Lacerda, representando a Secretaria de Promoção Social falaram sobre os movimentos que estão sendo realizados em Cajazeiras para a conscientização da sociedade com relação ao câncer de mama.
O doutor Inácio Torres também esteve presente no debate e chamou atenção para a cura do câncer de mama, disse que a prevenção e o diagnóstico precoce é fundamental e deixou claro que o câncer não é contagioso.
A equipe falou sobre a caminhada que acontece nessa sexta-feira (18) com concentração na Prefeitura Municipal seguindo até a Policlínica.
Além de destacarem a programação executada em todo este mês do Outubro Rosa, foi citado o fato de homens também estarem sujeitos ao câncer de mama. Os sintomas entre os homens são nodulação atrás da auréola ou mesmo dor. Após detectar, o homem deve procurar um mastologista. No homem, o câncer é mais raro. A cada cem mulheres, um homem é acometido pela doença.
Sintomas na mulher
O câncer de mama tem cura, principalmente se detectado cedo. Os principais sintomas são: Secreção no bico do seio; alteração da pele ou do bico do seio; nódulo palpável.
O exame de toque deve ser feito na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam mais, devem marcar uma data certa no calendário para se tratar todo mês.
Experiências
O interview recebeu ainda uma mulher que está na luta contra o câncer de mama. Elizabeth Fonseca que está passando por tratamento, contou sua experiência com a doença.
Já Josefa Olívia, contou sua experiência quando descobriu que estava com câncer no colo do útero. Antônia Flor que teve câncer de mama em 2009 também contou seu depoimento.
Ambas falaram da dificuldade ao descobrir a doença e enfrentar o tratamento que é doloroso.
Veja o programa completo!
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário