header top bar

section content

Mesmo em situação crítica, 65 carros pipas pegam água no açude de Boqueirão de CZ

10 mil pessoas estão sem água e sendo abastecidas por caminhões pipa na cidade de Cajazeiras. Confira!

Por

28/09/2013 às 18h50

Carros pipas se abastecem no açude de Borqueirão em Cajazeiras para saciar a sede das comunidades (Foto: Gazeta do Alto Piranhas)

Em Cajazeiras, 65 caminhões pipa pegam água diariamente do Boqueirão para abastecer comunidades rurais afetadas pela seca. Segundo informações do secretário de Desenvolvimento Rural do município, Arcanjo Neto, 11 caminhões pipa estão abastecendo as comunidades rurais, levando água para 249 cisternas que são distribuídas para 100 mil pessoas.   

Além dos 11 caminhões pipa que abastecem a zona rural de Cajazeiras, mais 40 retiram água do açude de Boqueirão para abastecer comunidades rurais da região, além de 14 clandestinos que pegam água para vender, totalizando um total de 65 caminhões pipas, que abastecem todos os dias no açude Engenheiro Ávidos.

Cada caminhão tem capacidade para 08 a 10 mil litros de água. Os veículos cadastrados são pagos pelo Governo Federal e pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado. O exército é quem gerencia o programa federal.

Informações dão conta que, donos de caminhões pipa cadastrados também pegam água para vender. Recentemente, o exército implantou o cartão magnético para garantir que a água chegue ao seu destino.

Situação complicada
As comportas do açude de Engenheiro Ávidos foram fechadas, deixando sem água os peixes, sem falar na água para o consumo humano e animal.

Alguns proprietários nas margens dos rios estão sendo obrigados a cavar cacimbões para conseguir água.

Por outro lado, o prefeito de Sousa, André Gadelha e o deputado federal, Leonardo Gadelha pressionam as entidades responsáveis pela administração e acompanhamento das águas, pela liberação de seis milhões de metros cúbicos de água para salvar o que ainda resta da plantação de coco em São Gonçalo.

Segundo informações, o Procurador Federal Flávio Pereira da Costa Mathias solicitou fotografias do leito do Rio. Esse trabalho será feito pela Prefeitura de Cajazeiras, além de ter informado que vai solicitar ao IBAMA e a SUDEMA, uma limpeza do Rio. Somente depois disso, ele se posicionará sobre a abertura das comportas.

Região
Não somente em Cajazeiras, mas em toda a região aumenta o número de comunidades e de famílias sem água para o consumo humano e animal.

Nas cidades de Triunfo e São João do Rio do Peixe a população está sendo abastecida com caminhões pipas e poços artesianos.

Muita gente está comprando água potável e até água mineral. Falta água inclusive para tomar banho.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: