header top bar

section content

TVDS debate sobre cirurgia de Troca de Sexo e apresenta cajazeirense que vai ser operado

Além do acompanhamento médico, jurídico e psicológico, a pessoa que deseja fazer a cirurgia deve ser acompanhada por um assistente social.

Por

01/08/2013 às 19h20

Nesta quinta-feira (01) o programa Interview, sob o comando do apresentador Kaliel Conrado e exibido pela TV Diário do Sertão se transformou em um debate onde foi discutida a questão da cirurgia de troca de sexo que passa a ser realizada pelo SUS no estado da Paraíba.

Para debater sobre o assunto, Kaliel recebeu a advogada Catharine Rolim, o psicólogo Washington Soares, o bombeiro Bruno Menezes e ao final da discussão, ouviu a cajazeirense, Paola Estefany que já é transformada, mas, que quer fazer a cirurgia de troca de sexo, além de desejar deixar de ser Paulo Ricardo em seu registro de nascimento.

A advogada Catharine falou sobre os direitos legais que asseguram o cidadão a tomar a decisão de fazer a cirurgia e proceder com o ato cirúrgico. Na ocasião, Catharine explicou como o cidadão deve proceder para conseguir legalmente o direito de mudar de sexo.

Já o psicólogo Washington Soares revelou que não é tão simples fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Inclusive, uma das exigências legais para que seja feita a cirurgia é que a pessoa passe por sessões psicológicas para que seja possível realizar o procedimento cirúrgico. “Não é algo como fazer uma tatuagem, não tem volta. Eu aconselho que a pessoa a ser cirurgiada faça cerca de dois anos de tratamento psicológico para ter segurança de realizar a cirurgia”, disse.

Além do acompanhamento médico, jurídico e psicológico, a pessoa que deseja fazer a cirurgia deve ser acompanhada por um assistente social.

O bombeiro Bruno falou sobre alguns preconceitos existentes na sociedade civil e que precisam ser superados tanto pelas pessoas que irão ser transformadas, como pela própria população.

Ao final do programa, Paola Estefany também falou sobre os preconceitos enfrentados, mas, disse que a sociedade já melhorou muito nesse sentido. “Hoje consigo dar palestras em escolas, faculdades e as pessoas se interessam pela minha experiência de vida”, disse. Paola disse ter certeza absolta de que realmente quer fazer a cirurgia de troca de sexo e afirmou que já entrou com processo para realizar o procedimento cirúrgico.

Veja debate do programa Interview completo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: