header top bar

section content

VÍDEO: Museu Répteis da Caatinga de Campina Grande é destaque na TV Diário do Sertão

Além de várias espécies de cobras, o proprietário também mostrou os jacarés que já viraram atração dos visitantes.

Por Campelo Sousa

03/09/2020 às 16h57 • atualizado em 03/09/2020 às 17h06

O Museu Vivo Répteis da Caatinga, localizado na cidade de Puxinanã, região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba, é um espaço que abriga animais exóticos também funciona como um banco genético que ajuda a preservar espécies em riscos de extinção.

O responsável pelo local é Silvaney Medeiros Sousa que esteve ao lado da bióloga Lívia Cavalcanti participando do programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão que é apresentado por Fernando Antônio, falando sobre os tipos de cobras e outras espécies encontradas no museu.

Além de várias espécies de cobras, Silvaney também mostrou os jacarés que já viraram atração dos visitantes.

Uma das serpentes encontradas no local é do gênero Python da família Pythonidae. Pode ser encontrado na Ásia e África. Popularmente são denominadas de pitão ou píton, e nenhuma das serpentes desta família é venenosa, porém possuem presas afiadas curvadas pra dentro para agarrar sua presa. Os pítons variam de 4,5 a 6 metros de comprimento.

Museu Vivo Répteis da Caatinga (foto: reprodução)

“Aqui no museu essas cobras praticamente são domesticadas para ter essa interação de educação ambiental e desmistificar na verdade muitos mitos em relação as serpentes principalmente”, destacou a bióloga.

Silvaney também mostrou a cobra preta, que segundo ele é uma das espécies exclusivas da caatinga:

Museu Vivo Répteis da Caatinga (foto: reprodução)

“É muito bonita e essa espécie só existe no bioma da caatinga e tem baixa população porque as pessoas acabam matando e não sabem que estão fazendo um grande mal, quando você mata um animal como esse ou um outro animal silvestre, você está tirando a oportunidade das futuras gerações chegaram naquele lugar”, destacou Silvaney.

PORTAL DIÁRIO

Tags:
Recomendado pelo Google: