header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

A atividade física em Cajazeiras, entre o sonho e a realidade

06/04/2017 às 17h49 • atualizado em 06/04/2017 às 17h50

Cajazeirenses e cajazeirados utilizam o espaço do Leblon para as suas caminhadas e atividades físicas.

Hoje, podemos afirmar que a nossa população acordou para a sua importância e a extrema necessidade de se “mexer”. Em Cajazeiras, quando dos meados dos anos 90, lembro-me bem que, naquele momento, se iniciava em nossa terra uma prática da caminhada, bem verdade que não tínhamos tantos adeptos, mas, mesmo assim, éramos sempre parados por estes praticantes para que pudesse responder alguns questionamentos quanto à realização desta atividade física e, estes, eram tantos que ao assumir a docência da cadeira de Educação Física na Escola Técnica de Enfermagem, tomei a iniciativa ao lado da professora Erlane Feitosa de realização de um projeto de extensão, Caminhar Faz Bem Para o Corpo e Para a Mente, que pudesse contemplar a nossa comunidade.

Aprovado o projeto na então UFPB, lá fomos nós para o campo de atuação e, dentro das possibilidades e limitações, começamos as ações possíveis, fizemos avaliações e um folder que informava os passos a ser seguidos pelos praticantes. Atacamos dois pontos onde a frequência era maior, a estrada de acesso a São João do Rio do Peixe e a saída de Cajazeiras para o Ceará.

O que mais nos chamou atenção foi que na primeira avaliação foram pouco mais de 90 praticantes pela manhã e à tarde na estrada para São João do Rio do Peixe e pouco mais de 70 na saída para o Ceará, já na segunda avaliação tivemos quase 600 praticantes em ambos locais. Isso nos revelou que, as informações e o contato direto nosso com os caminhantes fora determinante para o aumento, além, claro, de termos, junto a empresários da cidade, conseguido algumas camisas para incentivo e motivação destes.

Vieram então os sonhos, e este batia com a necessidade que as nossas autoridades municipais pudessem viabilizar a construção de uma “área de caminhada”, infelizmente, esse não é ou não foi, até este presente momento, um entendimento de quem dirigiu até agora a terra do Padre Rolim, bem verdade que, agora temos a estrada do amor com uma área para esta atividade, mas, entendo que dada a dimensão desta cidade, ela bem que merece outras áreas para a prática de atividades físicas do seu povo. Finalizo fazendo um apelo a administração municipal para que se volte a um olhar carinhoso, mas, de ação quanto ao açude grande, isso pelo número, simplesmente fenomenal de cajazeirense e cajazeirados que pela manhã e na parte da tarde se utiliza daquele espaço por demais belo para as suas caminhadas, entretanto, necessário se faz, organizar o piso do seu calçadão. Viva 6 de abril o dia mundial da Atividade Física.

Quebra de sigilos

As suspeitas sobre um possível esquema de corrupção na arbitragem do futebol paraibano que surgiram com um áudio, estão sendo investigadas, mas ainda não foram esclarecidas. E o caso acaba de ganhar uma nova repercussão já que o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado da Paraíba solicitou que o Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba quebre os sigilos bancário e telefônico de todos os árbitros que prestam serviços à Federação Paraibana de Futebol. Para o bem do nosso sofrido e pobre futebol paraibano pedimos transparência total para que este caso seja elucidado. Independente do que veremos no desfecho deste caso, a arbitragem do futebol paraibano precisa ser revista eles nunca erram contra Botafogo, Treze e Campinense.

Sobrando

Com a vitória, de virada 2 a 1, na quarta feira dia 05 em pleno Amigão, o Botafogo não apenas mostra a sua força contra um dos favoritos ao título do Paraibano desta temporada em plena casa deste adversário, no caso o Campinense Clube, mas, deixa claro que é ele de fato o time a ser batido nesta competição. O Belo está mesmo sobrando neste campeonato e se nada anormal acontecer e se os outros não mudarem a sua postura, a taça de campeão paraibano 2017 vai mesmo ficar lá na Maravilha do Contorno. Isso apesar do escândalo que anda sendo apurado sobre a compra de árbitros que circulou em áudio e que vem sendo noticiado pela imprensa nacional.

BOLA DENTRO

Para a vitória épica do Auto Esporte sobre o Atlético, 2 a 1, de virada e com dois jogadores expulsos. O resultado deixa o macaco a um passo das semifinais do paraibano. Técnico e jogadores são dignos da NOTA 10!

BOLA FORA

Para o rebaixamento antecipado do Paraíba. Mas, como se diz:”O pau que nasce torto, morre torto e não tem jeito”. Foi isso que aconteceu com o tricolor. O futebol puniu. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: