header top bar

Damião Fernandes

section content

Diocese de Cajazeiras em Madri na JMJ 2011

19/04/2011 às 11h51

Durante o jubileu do Ano Santo da redenção, em recordação dos 1950 anos da morte de Cristo, houve uma celebração dedicada á Juventude na vigília do Domingo de Ramos em Roma. Mais de 300 mil jovens vindos de todas as partes do mundo para participaram do jubileu Internacional da Juventude. Nessa ocasião, o Papa Beato João Paulo II presenteou os jovens e as jovens com a “Cruz do Ano Santo”. Como na Verdadeira Igreja de Cristo, tudo parte de sua Cruz, Nascem nessa ocasião as Jornadas Mundiais da Juventude.

Desde o ano de 1984 até 2011 a igreja presenteou e presenteará, acolheu e acolherá os Jovens de todo o mundo com a realização de 26 Jornadas Mundiais. No coração do Papa João Paulo II como no do seu sucessor, o Jovem sempre tem um lugar relevante e precioso: "A Igreja os vê com confiança e espera que sejam o povo das bem-aventuranças!" [J.Paulo II].

Este Grande Pontífice sempre deixou bastante claro que “o principal objetivo das Jornadas é fazer a Pessoa de Jesus o Centro da Fé e da vida de cada jovem para que Ele possa seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas Gerações.”
O atual Papa Bento de XVI, em outra ocasião, acrescentou que as JMJ também querem “contribuir para reavivar em cada Jovem um amor que une as pessoas, fazendo-as sentir-se livre no respeito recíproco.”

Pois bem. A Diocese de Cajazeiras, na Pessoa do nosso Bispo D. José Gonzáles, está organizando um grupo de mais de 40 Jovens Peregrinos para juntos a tantos milhares de outros Jovens de todo o mundo, fazermos a experiência singular de estarmos juntos com a Igreja, aos pés do Papa, em Madri “Enraizados e Edificados em Cristo, Firmes na Fé” – na JMJ 2011.

Pela primeira vez na história de nossa Diocese, a Juventude de Cajazeiras estará sendo fortemente representada de maneira tão simbólica e profética numa Jornada Mundial com o Papa. Cremos que Cristo Jesus é o Senhor da História, que Ele interfere por meio de sua misericórdia, para o bem dos seus filhos – de todos os Jovens de nossa cidade – Para que também estes tenham a Pessoa de Cristo com centro de suas vidas -.

A profecia de Deus tanto para a Vida dos Jovens que estarão em Agosto/2011 com o Papa em Madri /Espanha quanto para os que aqui ficarão, não é possível neste momento mensurar na sua profundidade e largueza. Mas é possível aqui recordar das Palavras de São Paulo em I Coríntios 2.9: “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” Deus tem reservado maravilhas para a Juventude dessa Diocese.

A Diocese de Cajazeiras, a Juventude de nossa Cidade verá e sentirá desde Madri ecoar em suas vidas e em seus corações os apelos do Papa Bento XVI: “Vós sois o futuro da sociedade e da Igreja! Como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Colossos, é vital ter raízes, bases sólidas! E isto é particularmente verdadeiro hoje, quando muitos não têm pontos de referência estáveis para construir a sua vida, tornando-se assim profundamente inseguros.” [Mensagem do Papa Bento XVI para a JMJ 2011]

“ Queridos amigos, renovo-vos o convite a ir à Jornada Mundial da Juventude a Madrid. É com profunda alegria que espero cada um de vós pessoalmente: Cristo quer tornar-vos firmes na fé através a Igreja. Não vos deixeis desencorajar, procurai antes o apoio da Comunidade cristã, o apoio da Igreja! Ao longo deste ano preparai-vos intensamente para o encontro de Madrid com os vossos Bispos, os vossos sacerdotes e os responsáveis da pastoral juvenil nas dioceses, nas comunidades paroquiais, nas associações e nos movimentos. Amados jovens, a Igreja conta convosco! Precisa da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e confere-lhe renovado impulso.”[Mensagem do Papa Bento XVI para a JMJ 2011]

A Diocese de Cajazeiras está – como sempre esteve – atenta e obediente á voz e ao convite do Santo Padre. E junto com ela, a Juventude de Cajazeiras estará firme na fé, caminhando em Cristo, nosso amigo, nosso Senhor. Glória para sempre a Ele! Glória para sempre a Ele! Caminhamos em Cristo, firmes na fé.

Juntos, rumo a Jornada Mundial da Juventude!
Madri 2011

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: