header top bar

section content

Governo do Estado realiza curso online de Prevenção e Intervenção ao Bullying

O trabalho de conclusão do curso será a elaboração de um Plano de Intervenção ao Bullying, para ser desenvolvido nas escolas em 2017.

Por Luzia de Sousa

23/11/2016 às 17h11 • atualizado em 23/11/2016 às 17h13

(Foto ilustrativa)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi), está realizando na modalidade à distância o curso “Prevenção e Intervenção ao Bullying: Respeito é bom, Bullying é crime!”.

Trata-se de uma ação do Plano Estadual de “Prevenção e Intervenção ao Bullying”, que está sendo promovido nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). O curso é voltado para profissionais de educação e demais funcionários das escolas da rede estadual de ensino, bem como conselheiros escolares, técnicos das GREs e técnicos da SEE, além de estudantes devidamente matriculados na rede estadual de ensino e pais/mães de estudantes.

Nos módulos propostos já foram abordadas temáticas como histórico do bullying, legislação específica relacionada ao tema, panorama mundial e brasileiro, técnicas de mediação de conflitos, personagens do bullying, características, como identificar possíveis personagens, consequências, estratégia de prevenção e intervenção, o papel da família, da sociedade e do governo.

No módulo VII serão trabalhados temas como “Cyberbullying”, um fenômeno sem rosto, Bullying aluno-professor, Conclusão, Aprimoramento e Inserção do Plano de Intervenção ao Bullying e o Fórum de Encerramento.

O trabalho de conclusão do curso será a elaboração de um Plano de Intervenção ao Bullying, para ser desenvolvido nas escolas em 2017. O curso, além de subsidiar e orientar os participantes, possibilita um olhar mais cuidadoso em relação às “brincadeiras” desenvolvidas no cotidiano escolar, auxiliando o educador na melhor forma de intervir e provocar reflexões junto aos alunos.

O curso teve início em setembro e está previsto para terminar em dezembro. Com nove módulos e uma carga horária de 90h online, cada um dos 982 cursistas inscritos pôde construir sua sistematização de estudos. São ofertados ainda materiais para leitura, fóruns participativos e momentos de partilha reflexiva sobre situações diversas já ocorridas, não apenas no ambiente escolar, mas em sua própria história de vida. A SEE continuará a oferecer o curso em 2017.

Assessoria do governo da Paraíba

PROCESSO DE MIGRAÇÃO

Diretor regional na Paraíba tira todas as dúvidas sobre abertura de novas contas dos servidores estaduais no Bradesco

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview