O risco de sobrar na curva

Por Josival Pereira – Outro dia escrevemos aqui perguntando se Cajazeiras sabia o que fazer com o roteiro turístico que está sendo implantado pelo governo do Estado, formado pelo telescópio Bingo e a Cidade da Astronomia em Aguiar/Carrapateira, o Vale dos Dinossauros em Sousa e o Museu da Arqueologia da Paraíba, projeto para ser construído na terra do Padre Rolim.
Embora o questionamento seja pertinente, uma vez que a cidade precisa tirar proveito econômico do roteiro turístico em execução, oferecendo serviços complementares ao museu para atrair turistas e fazer que o mesmo deixe algum dinheiro na cidade, não senti nenhuma adesão ao debate.
Pior é que a situação se agrava com iniciativas à frente de Cajazeiras e novas perguntas.
Que iniciativa pode se estabelecer primeiro do que qualquer uma a partir de Cajazeiras?
LEIA TAMBÉM:
O asfaltamento da estrada da Serra do Vital, cuja ordem de serviço foi assinada nesta quinta feira pelo governador em exercício, Lucas Ribeiro, vai gerar infraestrutura com potencial de atrair turistas para restaurantes e possíveis pousadas na serra, já dotada de embriões desses equipamentos.
Assim, ao passar pelo Bingo e a Cidade de Astronomia, o turista pode ser atalhado no meio do caminho para Cajazeiras com serviços que a cidade não se preparou para oferecer.
A série se questionamentos nos obriga também a perguntar o que Cajazeiras está fazendo para aproveitar o asfaltamento da estrada de
A ausência de iniciativas ou até de discussões sobre o aproveitamento das belezas e oportunidades geradas pelo açude Engenheiro Ávidos são tristemente aterradoras de expectativas. Paira a inércia, com o agravante que a situação tende a piorar.
O governador em exercício, Lucas Ribeiro, também assinou ordem de serviço para asfaltamento da estada ligando o Distrito de Boqueirão ao povoado de Bom Jesus, em Carrapateiras, e de lá ao povoado de Caldeirão, em São José Piranhas, de onde será possível o acesso ao telescópio Bingo.
Pelas informações preliminares e o desenho dos projetistas, a estrada será assentada em paisagem deslumbrante, entre a encosta da serra e os contornas das margens do açude Engenheiro Ávidos mais embaixo.
É perfeitamente possível então antever ou imaginar que a nova estrada possa encurtar o acesso ao telescópio Bingo.
O perigo é que turistas vindos do Vale do Dinossauros pela Br-230 possam entrar por Boqueirão de Piranhas e chegar a Carrapateira pela futura estrada. O fluxo também pode ocorrer no sentido inverso, tirando a cidade de Cajazeiras totalmente do roteiro turístico planejado, com prejuízos inimagináveis. Corre, então, sério risco de sobrar na curva.
O alerta é novamente em relação a falta de planejamento sobre o desenvolvimento estratégico da cidade de Cajazeiras e à ausência de integração aos projetos em curso na região. É triste constatar, mas os riscos de estagnação ou isolamento estão se avolumando sem reações adequadas das lideranças políticas e sociais locais. Lamentavelmente.
Reconhecimento – O ex-deputado Jeová Campos merece reconhecimento pela luta em favor do asfaltamento da estrada de Boqueirão e a defesa um tanto visionária da implantação do asfalto até o distrito de Jesus, sua terra natal. O deputado Chico Mendes leva o credito de ter conseguido aprovar o projeto com o governador João Azevedo.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário